Por Viviane Freitas | 15 outubro, 2022 - 9:00
Um adolescente de apenas 15 anos, se tornou um fenômeno nas redes sociais por causa de seus bolos, decorados com bastante criatividade. Autodidata, após perder sua mãe, o campo-grandense Guilherme Mendes, faz sucesso nas redes sociais e aspira abrir um ateliê na Capital do Mato Grosso do Sul.
Além de um delicioso recheio e ponto certo para a massa, um bom bolo exige um toque especial na hora de se confeitar o produto, seja com chantilly, raspas de chocolate ou brigadeiro. A prática pode ir muito além de um trabalho profissional, sendo também um hobbie ou até mesmo uma arte.
Pelo menos é assim que Guilherme encara o ato de montar e preparar bolos há 4 anos no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande. “Esse meu sonho pela confeitaria surgiu há muito tempo, minha mãe sempre teve prazer por bolos, todas as datas comemorativas ela sempre fazia um bolo, ou até mesmo comprava, nunca deixava passar em branco”, conta em entrevista ao OSM.
No início da pandemia, em 2019, Guilherme perdeu sua mãe de morte súbita e ele precisou passar uma temporada na sua tia. “A sogra da minha tia tem uma padaria e lá me deu a oportunidade de aprender. Fui fazendo bolos, errando, e aprendendo com os erros. Sempre procurando na internet, sempre buscando aprender e descobrir novas técnicas”, disse Guilherme.
O seu primeiro investimento foi uma bailarina que é um prato giratório, item muito importante para deixar seus bolos ainda mais bonitos. “Estou comprando utensílios aos poucos, hoje já tenho alguns pratos, espátulas e uma batedeira que ganhei da minha família”, explica.
Embora tenha passado um tempo, ele lembra que a primeira receita foi feita para o aniversário do primo. “Foi um bolo com recheio tradicional de chocolate branco. Era só para a família, por isso, era um bolo simples”, explica. Desde então, o jovem não parou mais e arriscou receitas clássicas, como o red velvet.
Durante entrevista ao O Sul Mato Grossense, Guilherme confidenciou que adora acompanhar realitys sobre confeitaria e revelou as suas maiores inspirações dentro do ramo. “São duas confeiteiras que me inspiram, a Beca Milano e a Maricota”. E frisa: “Com a Mari aprendi a maioria das coisas que sei até hoje, ela ensina muitas receitas e técnicas”.
Nas redes sociais, as sessões de comentários com usuários de todo o mundo se mostram encantados com as habilidades de Guilherme. “Você é muito talentoso! Tem um futuro brilhante pela frente”, disse um seguidor. “Por mais crianças corajosas assim, um exemplo para todos nós”, afirmou outra.
Enquanto não termina o ensino médio, ele aspira abrir seu próprio ateliê. “Meu sonho é me tornar um confeiteiro profissional e ter uma loja de bolo aqui na cidade”, conta. E para que isso se torne realidade, Guilherme está rifando uma bicicleta. “A ideia da rifa surgiu da minha tia, iniciamos no mês passado com o intuito de arrecadar dinheiro para montar minha cozinha, com equipamentos, espátulas, panelas, formas etc”, explica ao OSM.
O valor é R$ 3. Quem tiver interesse em ajudar, basta entrar em contato pelo Instagram @guilhermemendes49.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções