Por Viviane Freitas | 4 março, 2022 - 16:31
Emagrecer não é tarefa fácil. Comer é maravilhoso e fazer exercício físico exige uma boa dose de força de vontade. Porém, mais do que ficar sarado para o verão ou servir nas roupas, perder peso pode ser uma questão de qualidade de vida. O sul-mato-grossense, Alípio Neto, 39 anos, que o diga! Há quase 20 anos ele luta contra a balança e há um ano encontrou na sua dificuldade uma inspiração para mudar hábitos alimentares e conquistar um estilo de vida mais saudável.
Em entrevista ao OSM o morador de Campo Grande (MS) conta que a sua história com a obesidade iniciou em 2004 após um grave acidente no trabalho que o deixou de cama com a perna imobilizada por mais de 30 dias. “Eu nunca fui uma pessoa totalmente dentro do peso, porém, após o acidente fiquei preso ao uso de corticoide por muitos anos e isso acabou contribuindo no ganho de mais de 100kg”, explica o Militar Reformado e Digital Influencer. Além do ganho de peso, o acidente ocasionou uma lesão que como sequela causou um edema linfático pós-traumático.
Em uma família com histórico de obesidade, ele queria conseguir emagrecer sem cirurgias. Alípio procurou receitas milagrosas e remédios para tentar perder os quilos a mais, mas sem sucesso. Ao longo dos últimos anos, ele conta que já tentou de tudo. “Cada quilo que ganhava, via o volume do meu rosto aumentar. Cheguei a fazer dietas malucas e até consegui emagrecer um pouco, mas engordava mais depois”, relata.
Embora o excesso de peso fosse um fato, isso não abalava totalmente sua autoestima e Neto sempre procurava ressaltar seus pontos fortes, como ser uma pessoa bem-humorada e comunicadora. Porém, ele começou a perceber que precisava mudar de vida quando a qualidade de vida não era mais uma opção, e sim, uma necessidade.
Coisas simples como calçar os sapatos sem sentir falta de ar começaram a ser constantes. “Chegou um ponto na minha vida que tive de tomar uma decisão. Tive duas situações limites, como não conseguir amarrar o cadarço sozinho, uma ação simples e rotineira. Outra situação que me marcou foi a minha última viagem de avião onde tive que trocar de lugar para poder usar o extensor de cinto. Foi extremamente constrangedor, principalmente pois outras pessoas precisaram se adequar por conta do meu excesso de peso”, conta.
Alguns anos após o acidente, Neto se casou com sua esposa, Paula Brites. Questionado sobre a teoria popular de que há uma estreita ligação entre casar e engordar, com mais saídas para jantar, fast-food ou bombons em datas especiais, Neto discorda. “Sim, comíamos como casal normal que saía aos finais de semana, mas isso não foi o fator principal para o sobrepeso”, disse.
A saída foi procurar uma vida mais saudável e, como gosta de esportes e atividades físicas, mas o peso o atrapalha a praticar, ele precisou de muita força de vontade para se reeducar. “Em 2021, decidi que iria lutar contra a obesidade e comer de forma mais consciente e saudável. O primeiro passo foi procurar um profissional de qualidade”, comenta.
A “virada”
A mudança na vida do Alípio começou há um ano, depois que ele começou o tratamento do Doutor Canela, que há 15 anos ajuda pessoas a encontrarem sua melhor versão. Neto iniciou o protocolo de emagrecimento mas precisou parar por motivos financeiros.
“Quando iniciei o Protocolo Canela de Emagrecimento pela primeira vez, eu estava com 244 kg e cheguei a perder mais de 20kg ainda no primeiro mês, porém, precisei parar o tratamento após três meses de luta, por motivos financeiros”, conta. E enfatiza: “Mas um verdadeiro guerreiro só retrocede para ganhar impulso”.
Há seis semanas, ele iniciou novamente o tratamento, que é feito à base de medicamento, acompanhado por um protocolo individual. Para não se sabotar, Alípio começou a saborear as pequenas conquistas no longo trajeto, como perder 20 quilos em duas semanas. “Esses foram os meus prêmios de muitos que irei conquistar até conquistar o meu objetivo final. Um cara que chegou ao extremo como eu, onde o volante atrapalhava na hora de dirigir, é uma vitória”, afirma.
Sobre as mudanças que as últimas semanas já proporcionaram ele conta: “A diminuição do ronco é perceptível, assim como a melhora na mobilidade dentro do carro, são detalhes que para quem é obeso faz toda a diferença”.
Alípio Neto tem se tornado um exemplo de força de vontade na frente de seus seguidores que o acompanham nas redes sociais. No @alípionetoms, ele mostra sua rotina e processo de emagrecimento.
Em seus altos e baixos, o sul-mato-grossense compartilha que a terceira pesagem foi uma das piores semanas enfrentadas durante o tratamento e relata: “Desde que iniciei o protocolo de emagrecimento, nem na primeira semana eu sofri tanto com ansiedade quanto essa. Tive problema com inchaço nas pernas, retenção de líquido e constipação”, comentou. A frustração chegou rápido após perceber que não tinha perdido nenhum peso na terceira semana de protocolo. “Foi zero perca, frustrante demais”, comenta.
Mas como diz o eterno ‘Chorão’: há dias de lutas e dias de glórias. Alípio recebeu uma surpresa na última semana, quando descobriu que eliminou 4kg. “O dia de pesagem é o melhor dia da semana. Às terças-feiras já viraram rotina na minha vida e receber o feedback que que 4 kg foram eliminados é a melhor notícia que eu poderia receber. Foi uma ótima semana”, conta.
Sobre os ‘deslizes’ durante o processo de emagrecimento, Neto frisa a normalidade. “É normal deslizar, o importante é não parar! Pessoas que são obesas como eu, que já chegaram no seu extremo, tendem a ficar muito ansiosas e acabam desistindo quando deslizam, mas se eu puder dar uma dica é: não façam isso”.
E para aqueles que ficaram impressionados com a diminuição do seu peso em tão pouco tempo, ele frisa a importância do acompanhamento profissional. “É importante deixar claro que eu faço acompanhamento com profissionais, as medicações são prescritas por profissionais, eu não faço nada sem a indicação do meu médico, então não façam nada sem um profissional, pois pode acabar piorando a sua situação”, conclui.
Sobre os sonhos que quer realizar ao atingir sua meta, ele comenta: “Com certeza é voltar a praticar o esporte que sou apaixonado: Jiu Jitsu. Além disso, tirar minha brevê – documento que dá ao seu titular a permissão para pilotar aviões. Fazer caminhada sem ficar ofegante, trilha por cachoeiras e comprar uma moto”, conclui.
Mesmo com obstáculos, Alípio relata que o apoio da família, dos amigos, dos seguidores e parceiros tem sido de extrema importância para que ele continue na luta pelo emagrecimento e por uma qualidade de vida melhor. “Os incentivos impactam diretamente no meu foco e é por eles que não vou desistir”, finaliza.
O digital influencer e comunicador, apresenta o Podcast ‘Roda de Tereré‘ no Youtube e programa também intitulado como ‘Roda de Tereré‘ na Rádio FM Educativa, 104,7, todos os sábados, das 13hs às 15hs. Ambos apresentam programação regional com personalidades do Estado.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções