Por Viviane Freitas | 17 setembro, 2021 - 15:00
Dois jovens e uma paixão em comum: camionetas altas. A paixão pelas popularmente conhecidas como “Big Foot” levou dois primos sul-mato-grossenses a consolidarem a marca BF///MS que hoje é sucesso de vendas e de influência no Brasil. No Instagram, são mais de 825 mil seguidores, com mais de 480 mil no Facebook, o que soma 1,3 milhões de seguidores do maior portal de camionetes do país.
BF vem de Big Foot, as barras significam a marca dos pneus e o MS, claro, a origem da ideia, apesar de hoje atingir todo o país. Desvendado o significado da marca que percorre o mundo, vamos ao início. Tudo começou em maio de 2013 quando os sócios e primos, Guilherme Maia e Matheus Palhano, na época com 20 anos, decidiram criar uma página para falar sobre a paixão que tinham em comum e nem imaginavam o que aconteceria seis anos depois.
“Sempre fomos apaixonados por camionetas, em especial as modificadas. Então decidimos criar uma página sobre esse universo diferente. A intenção era apenas postar fotos, mas em apenas seis meses, muitas curtidas e novos adeptos surgiram”, conta Maia ao OSM.
Nascidos e criados na cidade morena e com a família adorando o campo, o coração sempre bateu mais forte pelos utilitários, as camionetes e o universo fora da estrada. Eles contam ao OSM que perceberam que ganhou um “boom” quando decidiram abrir para que os seguidores pudessem postar as suas próprias fotos.
“Muitos pedidos começaram a surgir de pessoas que modificaram suas camionetes e queriam mostrar o que fizeram ou de algum modelo que achavam legal compartilhar e então decidimos abrir para que todos pudessem compartilhar e interagir e a página foi se tornando um grande bate-papo”, explica Maia.
“Hoje quando as pessoas querem modificar algo em seu veículo já sabem o que fazer, pesquisam na internet, mas naquela época não sabiam e não tinham um local específico para tirar suas dúvidas e a página acabou se tornando esse grupo, onde as dúvidas eram sanadas”, comenta Palhano.
A marca surgiu em conjunto com a faculdade que os primos cursavam na época. Guilherme se formou em arquitetura e Matheus em administração. A proposta deu tão certo que os dois resolveram aproveitar o momento e transformar o hobby, que antes era feito do computador de casa, no tempo livre, em negócio.
“Paralelo a faculdade, a página sempre foi o nosso trabalho. Ela começou a demandar muito tempo e cuidado, pois sempre publicamos conteúdo com embasamento e exclusivos e sempre foi levado muito à sério. Mas nós formamos e finalizamos essa etapa em paralelo com o crescimento da página”, conta Maia.
E ao passar dos meses e com o crescimento em expansão, foi então que surgiu a ideia de criar uma marca. Será que você se lembra das mesadas? Talvez essa palavra esteja na lista dos milleniuns e seja considerada cringe, mas foi com o dinheiro da mesada que os primos adquiriram os primeiros adesivos da página e a marca BF///MS deu o primeiro passo para a consolidação do sucesso. E adivinhem? Todos os adesivos foram vendidos, ultrapassando as fronteiras de Mato Grosso do Sul.
Sobre o diferencial, Maia diz que são os laços de amizades. “Criamos uma comunidade, além dos serviços que prestamos, a marca nos proporcionou amigos no Brasil inteiro. Não só amigos nossos, mas muitas pessoas se conheceram e viraram amigas através da BF, pessoas que nem imaginamos”, se orgulha.
Estourados, os sócios decidiram expandir a comercialização da marca e passaram a fazer bonés, camisetas, chaveiros e o sucesso foi novamente garantido, até surgir a linha de vestuário da BF e uma loja física em Campo Grande.
“Hoje estamos em vários setores do mercado, continuamos com a nossa página que falamos do que gostamos sobre as camionetes e fora dela conseguimos fortalecer a marca. Temos mais de mil pontos de revendas pelo Brasil”, revela Palhano.
E por falar em fortalecer, a marca não está só fortalecida como é utilizada por muitos artistas, como os cantores Zé Felipe, Gustavo Lima, Zé Neto da dupla Zé Neto e Cristiano e Mariano da dupla Munhoz e Mariano. A dupla Jorge e Mateus gravou o clipe oficial da “Cheirosa” com a camiseta da BF.
“Começou com os próprios artistas seguindo a página de forma espontânea. Esse com certeza é o acontecimento que mais nos marcou. Poder ver os artistas usando os nossos produtos é ter a certeza de que chegamos em todo o Brasil, é algo inexplicável”, se emociona Palhano.
Com paixão — o ingrediente secreto da marca mais cobiçada do mundo automotivo, a dupla não tem limite para a criatividade e com a ajuda dos seguidores modificaram um carro que se transformou em um ícone da BF, o Fordão Bonito. “Em 2019 tivemos a ideia de fazer um Project car da BF, que fosse modificado com ideias dos próprios seguidores. Hoje vem gente do Brasil inteiro conhecer, pois também fizeram parte da transformação”, conta Palhano.
Pandemia
Passar pela pandemia, de início foi uma preocupação muito grande para os sócios, mas também um combustível para alcançar novas alçadas.
“Fechamos o atendimento ao público durante o período estabelecido, mas focamos no site. Nos dedicamos ainda mais ao portal para continuar entregando um trabalho de qualidade, que é o nosso objetivo principal e conseguimos. Estamos passando ainda pela pandemia, mas com certeza entregando o nosso melhor, sempre “, comenta Maia.
Em 2021, a marca inovou e lançou o portal de classificados, com a comercialização de veículos da classe e acessórios. “O portal iniciou no Instagram há três anos para atender uma demanda dos próprios seguidores que tanto tinham camionetes para vender ou queriam boas camionetes para comprar. Mas esse ano percebemos a necessidade de lançarmos o site com mais estrutura, é mais um mercado que estamos explorando”, conta Palhano.
“Saber que começamos postamos fotos em uma página e agora movimentamos a economia quando por exemplo uma camionete é vendida através do classificado e as pessoas são de dois extremos do país é muito gratificante, um sentimento inexplícavel”, finaliza Maia.
Sobre almejar novos objetivos, os primos respondem em conjunto: fortalecer a marca e expandir. “Sempre sonhamos mais alto quando alcançamos um objetivo, isso nos move. Queremos continuar fortalecendo a marca, os classificados e a interação com os seguidores que fazem parte da família BF”, concluem.
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