Por Viviane Freitas | 5 outubro, 2023 - 14:55
Marília Sobottka Lugli faleceu em 2012, aos 47 anos, deixando um legado de solidariedade. Professora de Educação Física e conhecida por suas ações sociais, ela segue sendo a maior inspiração de sua família, especialmente para Zé Du Lugli, um de seus filhos, que transformou o luto em um projeto social que ajuda famílias carentes em Campo Grande.
Em entrevista ao OSM Entrevista, Zé Du relembra a trajetória de sua mãe e destaca como a sensibilidade dela aliviou a dor de sua ausência. Marília formou-se em Serviço Social em 2011, pouco antes de a doença avançar. “Minha mãe faleceu quando eu tinha 21 anos. Ela tinha diabetes desde os nove e, segundo os médicos, não poderia ter filhos, mas contrariou as expectativas. Mesmo com todas as dificuldades, ela pensava em quem precisava de ajuda”, relata.
Hoje, aos 32 anos, Zé Du realiza o sonho de sua mãe, liderando o Projeto Amar MSL, criado em 2012 em sua memória. Ele reuniu amigos para iniciar atividades em comunidades carentes, como os bairros Bom Retiro, Residencial José Teruel, Santa Mônica, Vespasiano Martins e a Casa Lar, que acolhe pessoas com transtornos mentais.
O Projeto Amar MSL, cujas iniciais homenageiam a mulher inspiradora por trás de sua criação, foi lançado em 2012, seguindo o modelo de ajuda humanitária iniciado por sua mãe. Zé Du reuniu um pequeno grupo de amigos e iniciou as atividades em comunidades carentes, como o bairro Bom Retiro, Residencial José Teruel, Santa Mônica, Vespasiano Martins e até a Casa Lar, um projeto de acolhimento para pessoas de várias idades com transtornos mentais.
“O Projeto Amar é uma instituição que presta assistência a diversas comunidades por meio de parcerias. Até o momento, todas as nossas ações foram realizadas com a colaboração de amigos e voluntários. Nossa mais recente conquista envolve a criação de duas escolinhas de futebol: uma localizada no Jardim Hortência e outra na Nova Campo Grande”, explica.
Sobre a participação dos colegas e parceiros, ele diz: “Temos a sorte de contar com um time de voluntários, empresários e amigos incríveis. É assim que, unindo esforços com parceiros e voluntários, o Projeto AMAR espalha amor por toda Campo Grande”, comenta.
Para aqueles que querem ajudar ou iniciar uma ação social, ele deixa seu recado: “Apenas comece, dê o primeiro passo. O pouco para você é muito para quem precisa. Muitas crianças na periferia nunca comeram uma bolacha ou tomaram um refrigerante, porque não tiverem oportunidade. Temos que ter coragem para ajudar. A cada ação, nós que estamos indo ajudar, saímos ajudados”, finaliza.
Dia das Crianças 2023
O Projeto Amar MSL – @projetoamarmsl, está realizando mais uma ação social para o Dia Das Crianças em 6 bairros: Nova Campo Grande, Jardim Veneza, Jardim Fluminense, Jardim Noroeste, Guanandi e Tiradentes. “Teremos pipoca, algodão doce, gelinho e cama elástica para diversão da garotada. O custo de cada evento será de R$ 600,00. Qualquer ajuda é bem-vinda”, diz Zé Du.
Quem quiser ajudar ou ser voluntário pode acessar a página oficial no Facebook ou entrar em contato pelos números de telefone (67) 9 9273-8011 ou (67) 9 9204-0037.
Siga o projeto nas redes sociais! @projetoamarmsl
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções