Por Viviane Freitas | 27 julho, 2023 - 12:26
A filha de feirantes, Thamires Matsuyuki, de apenas 28 anos, viu sua vida mudar após renunciar a cinco anos de faculdade de Engenharia Civil para seguir seu instinto empreendedor. Ela começou vendendo verduras na carroceria do carro antes de criar o famoso hortifrúti com açougue em Campo Grande: O Quitanda Maior. A empresa já conquistou mais de 18 mil seguidores nas redes sociais e bateu mais de 11 mil entregas por delivery nos últimos anos.
Em entrevista ao OSM, a empreendedora conta que veio de um lar mestiço e nasceu em um ambiente rural, onde teve sua vida moldada pelas tradições de seus pais, que por décadas atuaram como feirantes pelas ruas de Campo Grande, comercializando verduras.
“Quando eu era criança, enquanto meus comercializavam os produtos, eu vendia doces para garantir uma renda extra e não imaginava um futuro como empreendedora. As pessoas achavam que era fogo de palha, não colocavam fé”, relembrou a proprietária do Quitanda Maior.
Após anos acompanhando seus pais pelas feiras da Capital, Thamires visualizou a oportunidade de montar uma banca de verduras em frente a um açougue na Vila Planalto. Percebendo a importância da representatividade feminina nesse ramo, a empreendedora começou a vender verduras na carroceria do carro, em parceria com sua mãe, na rua Jeribá, no bairro chácara cachoeira. “O sucesso foi imediato e nos incentivou a expandir as operações para outros pontos de venda em açougues “, conta ao OSM.
Mas foi a partir da queda do movimento das feiras de bairro, em 2015, que o pai da empresária, William Ytiro, sabendo da aptidão da filha para os negócios, sugeriu a saída das feiras para a abertura de um negócio fixo.
Impulsionada pelo desejo de autonomia e pelo sonho de ter um negócio próprio, Thamires, juntamente com seus pais, deu vida ao Quitanda Maior. Com uma abertura modesta, mas repleta de esperança, a empreendedora sabia que tinha em mãos um projeto promissor. Perguntamos a Thamires sobre a inspiração do nome e ela explicou: “Antes era ‘Hortifrúte Matsuyuki, que é o nosso sobrenome, mas quando abrimos o local já iniciamos como Quitanda Maior, por ficar localizado na Rua Souto Maior”, disse.
Thamires, que à época estava com 21 anos e cursava Engenharia Civil, decidiu investir no desejo de seu pai e, a partir de então, passou a administrar a Quitanda Maior.
A jovem se dedicou arduamente à empresa, explorando oportunidades oferecidas pelas redes sociais, conquistando uma extensa base de clientes não apenas em seu bairro, mas em toda a cidade.
Em 2019, Thamires tomou uma decisão que marcaria um novo capítulo em sua jornada empreendedora. Abandonando seus cinco anos de estudos na faculdade, a empreendedora optou por se dedicar integralmente ao negócio da família, com a convicção de que esse passo seria fundamental para impulsionar ainda mais os negócios.
O amor também desempenhou um papel significativo em sua jornada. Ao se casar com seu marido, um experiente açougueiro, a ideia de abrir um açougue dentro da Quitanda ganhou forma, resultando em uma fusão de hortifrútis e açougue que provou ser altamente bem-sucedida, especialmente por conta de sua experiência prévia em feiras.
Apesar de enfrentar desafios, o Quitanda Maior manteve-se firme em sua trajetória ascendente, provando-se capaz de se adaptar até mesmo às situações mais adversas. Com a chegada da pandemia em 2020, Thamires viu a necessidade de mais uma reinvenção. Nesse momento, seu sonho de estabelecer um serviço de delivery ganhou vida.
Através de um site estrategicamente elaborado, o local passou a realizar entregas em toda a cidade, por regiões. O delivery tornou-se um verdadeiro sucesso, impulsionado pela confiança já estabelecida junto aos clientes e pela qualidade dos produtos oferecidos.
“Quando abri essas outras vertentes, foi muito fácil vender, devido a minha forte presença na internet. Desde que abri a quitanda sempre estive presente no Instagram e no Facebook, tinha em mente que para eu crescer deveria estar nessas plataformas. Então quando veio a expansão, muita gente já me conhecia, então na primeira semana já tínhamos clientes, e em um mês alcançamos todas a nossas metas”, comenta.
Atualmente, com milhares de seguidores nas redes sociais, quase 20 funcionários na equipe e um negócio consolidado, Thamires afirma que ainda encontra resistência de algumas pessoas, principalmente por ser do gênero feminino. “Sempre quando chegam na loja, procuram o dono. Preciso explicar que eu sou a proprietária e as pessoas parecem não acreditar”, disse.
Após quase sete anos de presença física e quatro anos de operações em delivery, a empresa tem planos ousados para o futuro. Focada em manter a excelência dos produtos, aprimorar o atendimento e buscar constantes inovações, Thamires e sua equipe vislumbram um crescimento ainda mais expressivo. A possibilidade de expansão também é considerada, o que reafirma a crença de que, com determinação e criatividade, o sucesso é uma questão de tempo.
A história inspiradora de Thamires Noemi Kusano Matsuyuki e a trajetória vitoriosa do Quitanda Maior reforçam a importância do empreendedorismo, da resiliência e da capacidade de se reinventar em meio aos desafios.
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