Por João Paulo Ferreira | 31 outubro, 2024 - 9:53
A empresária, advogada, influenciadora e atriz Jessica Andrade, de 27 anos, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, conquistou a internet ao frustrar um golpista com uma estratégia inusitada. A cena, gravada e publicada no TikTok, mostra Jessica simulando uma crise nervosa ao telefone, desestabilizando o golpista que, ao final, desiste da tentativa de golpe e desliga a chamada. Com mais de 12 milhões de visualizações, o vídeo viralizou, e Jessica viu seu número de seguidores aumentar rapidamente, inclusive com uma recepção calorosa de seguidores de Mato Grosso do Sul, onde ela possui laços de amizade e já visitou algumas vezes. “Campo Grande é minha segunda casa”, afirma Jessica, mencionando a cidade com carinho.
O vídeo de Jessica não só gerou entretenimento, mas também uma espécie de “vingança coletiva” para quem já foi vítima de golpes telefônicos. Cansada de receber ligações frequentes desse tipo, ela decidiu responder de maneira criativa e gravar a interação, criando um personagem que trouxe humor à situação e conquistou a simpatia do público. Em entrevista ao Portal OSM, Jessica compartilha mais sobre essa experiência, o impacto na sua vida e sua conexão com o público sul-mato-grossense.
Portal OSM: Como surgiu a ideia de responder ao golpista com uma performance?
Jessica Andrade: Eles me ligavam o tempo inteiro, e eu já estava cansada porque era todos os dias, das 8h às 20h, recebendo algum tipo de ligação desse tipo. Algumas vezes eu já tinha atendido e pedido que removessem meu nome da lista, pois eu sabia que se tratava de um golpe, mas eles nunca me ouviram. Em um determinado dia, decidi colocar na ligação um personagem que eu já havia feito antes, sou atriz e já tinha brincado com esse personagem outras vezes. Gravei o primeiro vídeo, e foi bem tranquilo; gravei o segundo e fui xingada fortemente; e gravei o terceiro, que foi o que viralizou. Depois do primeiro, já não tentava mais o diálogo pra pararem de me ligar, só atendia e agia da mesma forma. Foi como se eu tivesse dito: “tentei pelo amor, não funcionou. Vamos ver se funciona na dor”.
Portal OSM: Acredita que o sucesso do vídeo está na forma como as pessoas se identificam com a situação?
Jessica Andrade: Sim, claro. Acho que a personagem que eu fiz, transmitindo aquela euforia e ansiedade, tornou-se engraçada por si só, e acho que “a loucura” dela foi abraçada. Além disso, acho que se formou uma espécie de rede de empatia entre as pessoas que já sofreram golpes, as que quase sofreram e as que recebem ligações o tempo inteiro. Somaram-se essas duas coisas, e foi essa chuva de sorrisos e sensação de prazer, como comentaram algumas pessoas, sentindo-se vingadas (risos).
Portal OSM: Como atriz, você já tinha usado esse personagem em outras situações ou ele foi criado especificamente para responder aos golpistas?
Jessica Andrade: Eu já havia usado esse personagem antes, em algumas brincadeiras. Mas foi a primeira vez que o coloquei em uma situação assim, de forma mais intensa, digamos. Ele me ajuda a expressar algo cômico, exagerado, e é muito divertido interpretar.
Portal OSM: A recepção do público foi muito positiva, com muitas pessoas se sentindo representadas pela sua atitude. Como você lida com esse reconhecimento e essa “rede de empatia” que se formou?
Jessica Andrade: Recebi inúmeras mensagens, de todos os tipos possíveis. De pessoas me agradecendo, elogiando, atrizes de renome comentando, e até pessoas contando suas dificuldades e como eu as ajudei com o vídeo. Foi algo muito rápido e inesperado, mas busquei lidar da melhor forma. Os comentários negativos foram muito poucos, e consegui extrair muita coisa boa de tudo isso. Sinto-me bem e muito grata.
Portal OSM: Sabemos que você já visitou Mato Grosso do Sul e tem uma amiga em Campo Grande. Como foi sua experiência no estado, e há alguma conexão especial que você sente com o público daqui?
Jessica Andrade: Campo Grande é a minha segunda casa. Por ter pessoas que amo muito aí, sinto-me completamente abraçada pela cidade. Inclusive, recebi muitas mensagens de pessoas de Campo Grande, o que foi uma surpresa pra mim. A conexão com a cidade, eu sei que tenho; já com o público, estou descobrindo (risos).
Portal OSM: Com o sucesso do vídeo, você já considera criar outros conteúdos usando esse personagem ou explorando outros estilos de humor?
Jessica Andrade: Pensei nisso, sim, mas estou vivendo o meu processo de forma mais lenta e calma. Estou analisando as possibilidades e elaborando as ideias com paciência, pra que eu não me auto-sabote, porque infelizmente isso já aconteceu algumas vezes. Costumo dizer que eu sou a minha maior inimiga (risos).
Portal OSM: Com toda essa visibilidade, você sente uma responsabilidade maior em criar conteúdo que inspire e traga positividade para o público?
Jessica Andrade: Sim, tenho recebido tantos comentários de carinho, agradecimentos, que sinto sim uma responsabilidade de fazer minha parte, agora em uma escala maior. Quero contribuir para mudanças positivas no mundo, através do impacto que posso causar na vida das pessoas.
Portal OSM: Quais lições você leva desse processo de viralização e de maior exposição? Tem algum conselho para quem também quer se expor na internet de forma autêntica?
Jessica Andrade: “A internet é uma caixinha de surpresas, e você nunca sabe o que vai encontrar.” Acho que essa foi minha maior lição. O acontecimento foi completamente inesperado e estrondoso na minha vida, e tudo começou com uma atitude simples de postar um vídeo em tom de brincadeira, num intervalo do trabalho. Não sei se já estou pronta para dar conselhos, mas quem sabe daqui a um tempo a gente não volte a conversar, e eu tenha uma resposta melhor? (risos)
Portal OSM: Para finalizar, podemos esperar alguma visita sua a Campo Grande em breve?
Jessica Andrade: Nesse processo, conheci muitas pessoas bacanas de Campo Grande e estamos discutindo possibilidades de desenvolver algum projeto nessa cidade que é minha paixão. Então, espero sim estar aí em breve e levar boas ideias!
@jezzandraade_ Desculpa, Miguel. 😫 MAS VC É PCD? 😂
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções