Por João Paulo Ferreira | 12 dezembro, 2023 - 8:48
Em Texcaltitlán, no México, um confronto violento entre agricultores locais e membros de um dos cartéis de drogas mais temidos do país resultou em 14 mortes, incluindo a de dez criminosos, na última sexta-feira (8). O conflito, marcado por cenas de violência extrema, incluiu mortes por facão.
Segundo informações da Univision Noticias, o confronto ocorreu após o anúncio do cartel La Familia Michoacana sobre o aumento do “imposto de extorsão”, uma prática comum em várias regiões do México, onde empresas e trabalhadores pagam para operar livremente das intervenções dos cartéis.
A reunião entre agricultores de Texcaltitlán e membros do cartel em um campo de futebol foi o estopim para o conflito. Sem acordo sobre o aumento do imposto, a violência se desencadeou rapidamente.
Imagens chocantes do local mostram pessoas fugindo sob tiros, com carros incendiados e corpos ao redor. Entre os mortos, está o líder local da Familia Michoacana, Rigoberto de la Sancha Santillan, conhecido como El Payaso, responsável por vários crimes, incluindo o assassinato de 13 membros das forças de segurança mexicanas em 2021. Noé Olivares, líder dos agricultores, também foi morto no embate.
A situação gerou reações mistas nas redes sociais. Alguns temem a retaliação do cartel, enquanto outros veem os agricultores que se levantaram contra os traficantes como “heróis revolucionários”.
CONFIRA O VÍDEO:
VÍDEO: Confronto entre agricultores e traficantes resulta em 14 mortes e gera tensão pic.twitter.com/0bOOpq75Ny
— osulmatogrossense (@PortalOSM) December 12, 2023
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções