Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Antropóloga Viviane Luiza da Silva assume comando da nova Secretaria da Cidadania em Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Antropóloga Viviane Luiza da Silva assume comando da nova Secretaria da Cidadania em Mato Grosso do Sul

Cerimônia, presidida pelo governador em exercício, Barbosinha, aconteceu na tarde da última quarta-feira

Por João Paulo Ferreira | 4 janeiro, 2024 - 15:36

Em um momento histórico para Mato Grosso do Sul, a antropóloga Viviane Luiza da Silva foi empossada como a primeira secretária de Estado da Cidadania. A cerimônia, presidida pelo governador em exercício José Carlos Barbosa, também conhecido como Barbosinha, aconteceu na tarde da última quarta-feira. A criação desta secretaria marca um avanço significativo na promoção de políticas inclusivas e de cidadania no estado.

Viviane Luiza da Silva, com uma sólida trajetória acadêmica, incluindo um mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB e um Ph.D. em Antropologia pela University of Manitoba, no Canadá, traz um currículo repleto de experiências relevantes. Como pesquisadora do Museu de Etnografia de Viena, ela contribuiu para importantes projetos sobre a etnografia do Brasil e atuou ativamente na promoção da cultura indígena.

A nova secretaria, fruto do desmembramento da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), já nasce com uma estrutura robusta, incluindo oito subsecretarias anteriormente vinculadas à Setescc. A pasta, exclusivamente dedicada à cidadania, é pioneira no país e tem como foco a inclusão e promoção de igualdade em diversos segmentos sociais.

Durante seu discurso de posse, Viviane enfatizou a importância da nova secretaria na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela destacou a elaboração de políticas públicas voltadas para diversos grupos sociais, incluindo pessoas com deficiências, povos originários, mulheres, a comunidade LGBTQIA+, idosos, e a promoção da igualdade racial.

Além disso, Viviane ressaltou que a promoção da cidadania é uma construção coletiva, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A nova secretaria visa estabelecer parcerias com diferentes setores da sociedade para fortalecer políticas públicas inclusivas e transversais.

O orçamento destinado para a Secretaria da Cidadania é de R$ 11 milhões, garantindo a implementação de programas como o “Cidadania em Rede” e “Cidadania Viva”. Este último, em particular, foca no diálogo e na educomunicação, incentivando expressões culturais e artísticas como meio de promover a cidadania.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos é assassinado por atirador em Fox prata no Tiradentes

27 abril, 2024

Esportes

Costa Rica estreia na Série D do Brasileiro enfrentando o São José-SP neste domingo

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções