Por Redação | 11 setembro, 2023 - 10:43
A cidade de São Paulo se tornará o epicentro das discussões pela paz mundial esta semana, à medida que se inicia a 8ª edição do Congresso Internacional de Literatura para a Paz do International Forum for the Literature and Culture of Peace (Iflac). Pela primeira vez sediado no Brasil, o evento reunirá representantes de 28 países com o objetivo de promover a cultura de paz por meio da literatura.
O Memorial da América Latina, local icônico para eventos na capital paulista, servirá de cenário para o congresso, que acontecerá de quarta-feira (13) até sábado (16). A responsável por trazer este importante evento ao Brasil é a escritora, poetisa e embaixadora da paz sul-mato-grossense, Delasnieve Daspet, que passou quatro meses de intensos preparativos para fazer deste congresso uma realidade.
A programação do evento incluirá seminários, exposições e apresentações artísticas que visam discutir e celebrar a paz no mundo. “Esse evento é importante porque nós estamos discutindo a paz e a cultura de paz com várias nações, sob várias óticas, várias realidades, e a partir do evento vamos elaborar uma carta com propostas”, explica Delasnieve Daspet.
O congresso reunirá ao longo de quatro dias ativistas da paz, poetas, escritores, artistas visuais, atores e músicos com o objetivo de analisar e difundir a cultura de paz, elaborando políticas públicas e sociais que podem ser aplicadas globalmente. Ada Aharoni, presidente e fundadora do Iflac, enfatiza a importância de unir os amantes da paz: “Mais de 98% das pessoas querem a paz, então por que não as ouvimos? Não as ouvimos porque elas não estão unidas, e é isso que o Iflac faz, une os amantes da paz, por meio de nossas palavras, de nossa poesia, de nossa literatura e de nossa arte.”
O Iflac acredita que a literatura e a poesia são meios eficazes de disseminar a mensagem da paz pelo mundo. “Estamos convencidos de que, por meio da literatura e de todas as artes, vamos continuar a construir pontes de diálogo, e não muros que separam, para unir as nossas cidades e o nosso povo”, destaca Elena Vargas, vice-presidente da entidade.
Mato Grosso do Sul, terra natal de Delasnieve Daspet, estará presente no evento, mesmo que o congresso seja realizado em São Paulo. Cerca de 50 pessoas do Estado, incluindo membros do Coro Lírico Cant’arte, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, do Duo Amábile, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e autoridades municipais e estaduais, estarão presentes no evento.
O presidente do Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono, enfatiza a importância das artes na promoção da paz: “As ditas belas artes, das quais a literatura faz parte, possibilitam alcance que ultrapassa – e muito – os debates convencionais. Por meio das artes, nossas emoções e pulsões são sublimadas.”
O congresso contará com a presença de representantes de países como Portugal, Espanha, Índia, Israel, Inglaterra, Peru, México, Bolívia, Chile, Equador, Argentina, Colômbia e vários outros. Nas edições anteriores, o evento foi realizado em locais diversos, incluindo Austrália, Reino Unido, Turquia, Estados Unidos, Israel, França, Argentina, Colômbia e virtualmente no Peru, devido à pandemia.
Para Delasnieve Daspet, liderar um evento dessa magnitude é uma honra e um reconhecimento de seu trabalho em prol da paz. “Acredito que a realização desse evento já é um exercício de cultura de paz, porque a gente trata com muitos países, muitas pessoas, de diferentes culturas, e para que tudo desse certo o trabalho foi intenso nesses últimos meses”, conclui a ativista.
O Iflac World Brazil Peace Congress será realizado de 13 a 16 de setembro no Memorial da América Latina, com transmissão online pelo Facebook do Iflac. É uma oportunidade única para promover a cultura de paz e reunir pessoas de todo o mundo em prol de um objetivo comum: um mundo mais pacífico e harmonioso.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções