Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Beto Pereira propõe audiência pública para regulamentação de motoristas de aplicativo em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Beto Pereira propõe audiência pública para regulamentação de motoristas de aplicativo em MS

Deputado busca debate sobre projeto que oferece direitos trabalhistas a motoristas de aplicativos

Por João Paulo Ferreira | 11 março, 2024 - 14:03

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) iniciou uma movimentação para realizar uma audiência pública em Mato Grosso do Sul com o objetivo de discutir um projeto de lei que visa a regulamentação do trabalho dos motoristas de aplicativo. Esse projeto, proposto pelo Poder Executivo, já se encontra na Câmara dos Deputados e tem previsão de ser analisado com urgência, com possibilidade de votação até o dia 29 de abril.

Segundo o deputado Pereira, o projeto apresenta importantes avanços no que tange à garantia de direitos trabalhistas e previdenciários para os motoristas. No entanto, há aspectos controversos no texto que, em sua visão, necessitam de uma discussão mais detalhada. A proposta de audiência pública tem como objetivo justamente proporcionar um espaço para essa análise minuciosa, contando com a participação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e representantes da categoria dos motoristas de aplicativo.

O projeto de lei em questão busca conferir um conjunto de direitos trabalhistas e previdenciários aos motoristas, mantendo, contudo, a flexibilidade que eles têm atualmente para definir seus horários e jornadas de trabalho. Especificamente, a proposta delimita uma remuneração mínima para os motoristas, proporcional ao salário mínimo, estipulada em R$ 32,10 por hora efetivamente trabalhada, o que não inclui os períodos de espera entre corridas.

Ademais, a proposta traz mudanças significativas no âmbito previdenciário, enquadrando os motoristas como contribuintes individuais e classificando-os como “trabalhador autônomo por plataforma”. Estabelece-se também a obrigação das empresas operadoras de aplicativos de contribuir previdenciariamente, além de garantir às motoristas mulheres o direito ao auxílio-maternidade. Atualmente, os motoristas interessados em benefícios previdenciários devem contribuir ao INSS como Microempreendedor Individual (MEI), mas tal contribuição não é mandatória.

A discussão em torno desse projeto é fundamental para assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam atendidos de maneira justa, sem prejudicar a dinâmica operacional que caracteriza o serviço oferecido pelos aplicativos de transporte. A audiência pública proposta surge como um passo crucial para alcançar um consenso que beneficie tanto os motoristas quanto as empresas do setor.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos é assassinado por atirador em Fox prata no Tiradentes

27 abril, 2024

Esportes

Costa Rica estreia na Série D do Brasileiro enfrentando o São José-SP neste domingo

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções