Por João Paulo Ferreira | 12 setembro, 2024 - 10:11
Beto Pereira, candidato à Prefeitura de Campo Grande, anunciou uma proposta de modernização e expansão do sistema cicloviário da cidade, com o objetivo de transformá-la na “Capital das Bikes”. A proposta é baseada em um plano que visa ampliar a malha cicloviária, atualmente com 105,5 km, para 146,1 km, além de corrigir problemas de manutenção e segurança.
Hoje, a infraestrutura cicloviária da capital sul-mato-grossense apresenta falhas em vários pontos. “Olha o estado de nossas ciclovias. Asfalto ruim, sem iluminação, sem sinalização, sem segurança”, afirmou o candidato. A falta de continuidade das ciclovias e ciclofaixas também é uma preocupação, com algumas vias terminando abruptamente em pontos importantes da cidade, como nas avenidas Duque de Caxias, Fábio Zahran e Cônsul Assaf Trad.
Problemas nas ciclovias atuais
Segundo Beto, as ciclovias da cidade estão mal sinalizadas em vários trechos, com 46,5 km apresentando sinalização precária e 5 km sem qualquer tipo de sinalização. Além disso, a falta de iluminação em 24 km de ciclovias e a ausência de arborização em 42,6 km dificultam o uso seguro e confortável das bicicletas.
O candidato também destacou que a baixa integração entre ciclovias e transporte público é outro desafio a ser enfrentado. Apenas três terminais de ônibus têm bicicletários, e só o terminal Guaicurus está conectado à malha cicloviária. “Mobilidade urbana tem que ser para todos. É bom para o trânsito, é bom para a saúde das pessoas, é bom para o meio ambiente”, comentou Beto.
Integração e segurança para ciclistas
O plano de Beto inclui, além da ampliação das ciclovias, a integração com o transporte público para facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte. Ele também mencionou a necessidade de melhorar a segurança para os ciclistas, que enfrentam desrespeito no trânsito e falta de infraestrutura adequada. De acordo com dados levantados por sua equipe, 25% dos ciclistas reclamam do desrespeito de motoristas, enquanto 24% apontam a falta de ciclovias como um dos principais problemas.
Para Beto, a segurança pública também é um ponto importante. A falta de iluminação e de policiamento em áreas como as avenidas Lúdio Martins Coelho e Duque de Caxias agrava a sensação de insegurança para quem utiliza a bicicleta.
Propostas no contexto eleitoral
A proposta de revitalização das ciclovias faz parte do plano de governo de Beto Pereira para Campo Grande, que também envolve outras áreas de mobilidade urbana. O candidato, que já foi prefeito de Terenos e atualmente disputa a Prefeitura da capital, conta com o apoio de lideranças políticas estaduais.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções