Por João Paulo Ferreira | 23 novembro, 2023 - 12:05
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, declarou que participará da cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina, marcada para 10 de dezembro em Buenos Aires. Bolsonaro manteve sua decisão apesar da possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente brasileiro, estar presente. Em declarações citadas pela colunista Mônica Bergamo da Folha, Bolsonaro desdenhou de Lula, afirmando que “nada muda” com sua presença e antecipando que o petista seria vaiado se comparecesse.
Bolsonaro, ao expressar sua opinião sobre Lula, indicou uma indiferença e mencionou que não busca confronto. Entretanto, ele especulou que Lula prefere eventos com a presença de líderes como Nicolás Maduro, da Venezuela, e Daniel Ortega, da Nicarágua, em vez de cerimônias como a posse de Milei. Ele interpretou o convite a Lula como parte do protocolo, questionando se Lula realmente compareceria.
A presença de Bolsonaro na posse foi confirmada após um convite feito por Milei durante uma chamada de vídeo. Espera-se que Bolsonaro seja acompanhado por Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo; Valdemar Costa Neto, presidente do PL; e Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação e atual assessor de Bolsonaro.
Por outro lado, fontes do governo brasileiro sugerem que o atual presidente do Brasil, sem mencionar nomes, pode optar por não comparecer ao evento. Celso Amorim, assessor-chefe para assuntos internacionais da Presidência, informou ao jornal O Globo que Lula não planeja estar presente na posse de Milei, citando ofensas pessoais como motivo.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções