Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Deputada Camila Jara solicita investigação de pecuarista por uso ilegal de agrotóxicos no Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Justiça

Deputada Camila Jara solicita investigação de pecuarista por uso ilegal de agrotóxicos no Pantanal

Pré-candidata à prefeitura de Campo Grande pelo PT pede ao governo de Mato Grosso medidas contra o desmatamento de 80 mil hectares

Por João Paulo Ferreira | 19 abril, 2024 - 18:25

Camila entrega ofício governador de MT – Foto: Divulgação

Na manhã da última quinta-feira (18), a deputada federal Camila Jara (PT-MS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, entregou um ofício ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), solicitando investigação e providências contra o pecuarista Claudecy Oliveira Lemes. Lemes é acusado de usar agrotóxicos proibidos para desmatar 80 mil hectares no Pantanal, transformando a área em pasto para gado. A entrega do documento ocorreu durante o I Seminário Técnico-Científico das Causas e Consequências do Desmatamento e das Queimadas no Pantanal, em Campo Grande.

O evento contou com a presença de autoridades como a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Também foi assinado um Termo de Cooperação de Proteção ao Pantanal, comprometendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com apoio do governo federal, a uniformizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais deste bioma.

O pecuarista Claudecy Lemes utilizou, ao longo de três anos, agrotóxicos contendo 25 substâncias diferentes, incluindo o 2,4-D, componente do agente laranja usado na Guerra do Vietnã, para limpar a área destinada à pecuária. O uso deste químico representa um risco não apenas para o Pantanal, mas também para plantações vizinhas, rios e cidades próximas. Lemes, que possui 11 propriedades na região e é réu em dois processos por crimes ambientais, acumula 15 autuações e quase R$ 3 bilhões em multas não pagas.

Camila Jara destacou a importância da ação do estado: “Estamos falando de 80 mil hectares desmatados na maior planície alagada do mundo. É preciso fiscalizar e responder às muitas perguntas que temos. O Pantanal não pode ser um bioma esquecido e esse caso não pode ficar impune”.

Mais Notícias
Cultura

Artesanato de Mato Grosso do Sul ganha destaque em evento nacional em Brasília

2 maio, 2024

Polícia

Filha suspeita de vizinho no assassinato da mãe no Lageado

2 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 100 kg de maconha em Rio Brilhante

2 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções