Por João Paulo Ferreira | 21 novembro, 2024 - 17:15
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (21), quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo que promovem reajustes salariais e reestruturações de cargos para servidores estaduais. As matérias foram votadas em primeira discussão durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e seguem para análise das comissões de mérito.
Entre as propostas está o Projeto de Lei 245/2024, que modifica anexos de leis anteriores para atualizar as tabelas de subsídios de categorias específicas, como servidores da Gestão de Atividades de Desenvolvimento Agrário, Defesa Sanitária, Assistência e Cidadania, Defesa do Consumidor, Desenvolvimento do Trabalho e Atividades Culturais. A medida inclui a elevação dos vencimentos ao piso nacional, um reconhecimento que foi comemorado por servidores presentes no plenário.
O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), destacou o diálogo entre o Parlamento e o Governo para viabilizar o projeto, enquanto o deputado Renato Câmara (MDB) celebrou a conquista. “Esse é o reconhecimento aos servidores da Agraer, elevando agora ao piso nacional, muito importante para a nossa categoria”, disse.
Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei 246/2024, que reestrutura cargos e classes da carreira de Gestão de Planejamento e Orçamento. Já o Projeto de Lei 247/2024 alterou a organização funcional dos Procuradores de Entidades Públicas, que terão seus subsídios fixados em três classes, subdivididas em duas referências e oito níveis.
Além disso, foi aprovado o Projeto de Lei 248/2024, que cria a possibilidade de pagamento de verba indenizatória, por meio do Funfaz, aos servidores ativos e aposentados da carreira Atividades de Apoio Fazendário, denominada plano de assistência médico-social.
As propostas aprovadas em primeira discussão agora serão analisadas pelas comissões de mérito antes de passarem por uma segunda votação no plenário.
As sessões da ALEMS podem ser assistidas presencialmente no Plenário Júlio Maia ou ao vivo pelas redes sociais da Casa de Leis. A cobertura também é realizada pela TV e Rádio ALEMS, disponíveis em canal aberto no 7.2 e na FM 105.5.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções