Por João Paulo Ferreira | 12 julho, 2024 - 13:52
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está em Mato Grosso do Sul para uma série de compromissos que incluem a construção de uma nova unidade da Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã. Durante encontro com o governador Eduardo Riedel e a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, a ministra anunciou a parceria entre os Governos Federal, Estadual e a Itaipu Binacional para a edificação da unidade na fronteira com o Paraguai.
“Nós viemos pactuar, o governo aceitou, agora o Ministério fala com o Itaipu. O governador vai falar com o prefeito da cidade para que a gente possa dar tratativas”, disse a ministra, que estava acompanhada da chefe de gabinete Kátia Guimarães.
Cida Gonçalves destacou a importância estratégica da localização do município para o combate à violência contra as mulheres nas áreas de fronteira. “É importante porque Ponta Porã está na divisa com Paraguai. Mato Grosso do Sul já tem uma política sobre a questão das fronteiras consolidadas, isso ajuda ampliar esse debate. Ajuda até o Governo Federal a pensar em uma política de combate à violência contra as mulheres nas fronteiras”, afirmou a ministra.
A secretária Viviane Luiza, responsável por acompanhar o processo até a entrega da obra, explicou que o Ministério das Mulheres já iniciou tratativas com a Itaipu e que o governador Riedel irá discutir com o prefeito da cidade as próximas etapas. “São tratativas de ajuste, de alinhamento entre os Poderes. É o Ministério das Mulheres olhando mais uma vez para as mulheres, principalmente agora da fronteira. Pensando nas políticas públicas para proteção das nossas mulheres e meninas. A partir dessa primeira conversa com o governador nós faremos todo o alinhamento e aí sim teremos os números, atendimento, protocolo”, disse Luiza.
Além de Ponta Porã, outras unidades da Casa da Mulher Brasileira estão sendo implementadas em Corumbá e Dourados, com investimentos de R$ 31 milhões. Em Dourados, o atendimento será específico para mulheres indígenas. Campo Grande foi a primeira cidade a receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em fevereiro de 2015.
Durante sua visita, a ministra também participa de uma série de agendas em Campo Grande, incluindo o evento “A Vez e a Voz das Mulheres” no sábado (13), como parte do Programa de Governo da pré-candidata à prefeitura de Campo Grande pelo PT, Camila Jara. O evento discutirá soluções para os direitos das mulheres no contexto do executivo municipal.
“Ministra Cida, além de ser do nosso estado e conhecer a realidade local, é uma autoridade quando falamos sobre garantia e efetivação de direitos para as mulheres. Será muito rico ter a presença dela nesse evento que vai definir o norte do nosso trabalho na prefeitura nesse assunto”, afirmou a pré-candidata Camila Jara.
Outras agendas da ministra incluem a participação no I Encontro Estadual dos Conselhos de MS e palestras sobre violência política de gênero e igualdade salarial entre homens e mulheres.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções