Por João Paulo Ferreira | 15 outubro, 2024 - 11:10
Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada no último domingo (13) aponta que, se as eleições presidenciais de 2026 fossem realizadas hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria na frente com 32% das intenções de voto. Na disputa pelo segundo lugar, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparecem tecnicamente empatados com 18% e 15%, respectivamente, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.
De acordo com o levantamento, a distribuição de intenções de voto está assim:
Entre os eleitores que votaram em Bolsonaro nas eleições de 2022, o cenário se equilibra entre Marçal e Tarcísio. Marçal lidera com 33% dessas intenções de voto, enquanto Tarcísio aparece logo atrás, com 32%. Lula, por outro lado, é opção para apenas 4% desse eleitorado.
Já entre os eleitores de Lula, o cenário é amplamente favorável ao presidente. Ele mantém 71% de apoio entre aqueles que o escolheram em 2022, enquanto Marçal e Tarcísio ficam com 6% e 5%, respectivamente.
Nos recortes por região, Lula apresenta vantagem no Nordeste, Sudeste e na junção do Centro-Oeste e Norte. No entanto, no Sul do Brasil, ele empata tecnicamente com Pablo Marçal. Veja a distribuição por região:
Uma das questões mais críticas para o presidente é a percepção dos eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos. Nesse grupo, 56% acreditam que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026, um aumento significativo em relação aos 40% registrados em julho. Apenas 44% desse segmento apoiam uma nova candidatura de Lula, enquanto, há três meses, o percentual favorável era de 57%.
A pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, com 2.000 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções