Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Vereadores de Campo Grande aprovam projeto para segurança de mulheres no transporte público - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Vereadores de Campo Grande aprovam projeto para segurança de mulheres no transporte público

Vereadores Papy e Luiza Ribeiro lideram iniciativa focada no combate à violência de gênero

Por João Paulo Ferreira | 20 março, 2024 - 15:44

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou o projeto de lei 11.074/23, uma iniciativa dos vereadores Papy (PSDB) e Luiza Ribeiro (PT), que visa estabelecer um protocolo de segurança no transporte público da cidade, com especial atenção à violência contra a mulher. A aprovação ocorreu após segunda discussão e votação, marcando um passo importante na luta contra o assédio, abuso e violência de gênero nos ônibus e demais formas de transporte público.

O projeto nasce de uma colaboração entre os mandatos dos vereadores e o Conselho Municipal de Defesa e Combate à Violência das Mulheres, refletindo um esforço conjunto para criar políticas públicas efetivas de proteção às mulheres. Papy destacou a importância da medida como parte de uma política mais ampla de combate à violência de gênero, enfatizando a participação ativa das mulheres na defesa de seus direitos e na formulação do projeto.

Entre as medidas propostas, destaca-se o treinamento de motoristas e funcionários para identificar e agir diante de situações de assédio e violência, a criação de canais de denúncia, a instalação de câmeras de segurança nos veículos, a divulgação de informações sobre os direitos das mulheres e o fortalecimento da presença de órgãos de segurança nos terminais e corredores de ônibus. Essas ações buscam não apenas prevenir e coibir atos de violência, mas também assegurar um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres, promovendo a igualdade de gênero e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Com a aprovação pela Câmara, o projeto agora segue para sanção, antecipando-se a uma mudança significativa na forma como a segurança das mulheres é tratada no sistema de transporte público da capital sul-mato-grossense.

Mais Notícias
Saúde

Prazo para primeira dose da vacina contra dengue se encerra nesta terça em Dourados

29 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos morre em acidente entre duas motocicletas no Centro da Capital

29 abril, 2024

Saúde

Novo Centro de Saúde em Campo Grande amplia atendimentos para mulheres e crianças

29 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções