Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Aumento projetado em casos de câncer de mama no Brasil exige atenção à prevenção - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Aumento projetado em casos de câncer de mama no Brasil exige atenção à prevenção

Estilo de vida é apontado como fator decisivo; Apenas 5 a 10% dos casos são atribuídos à genética

Por João Paulo Ferreira | 11 outubro, 2023 - 14:04

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta um aumento de cerca de 15% nos casos de câncer de mama no Brasil entre 2023 e 2025, atingindo aproximadamente 74 mil mulheres. O tipo de câncer é o que mais acomete as brasileiras, sendo responsável por 16,1% das mortes por câncer entre elas.

De acordo com o Inca, 704 mil casos novos de câncer são esperados para cada ano do período de 2023 a 2025 no Brasil. Se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma, esse número é de 483 mil. Deste total, 50,5% seriam em mulheres (244 mil casos novos).

As estimativas são fundamentais para o planejamento de políticas públicas e alocação de recursos no combate ao câncer. O Inca destaca que a vigilância do câncer é crucial para o monitoramento e avaliação das ações de controle da doença.

O cirurgião oncológico Dr. Cezar Augusto Vendas Galhardo explica que o aumento é consequência de fatores de risco em ascensão, sobretudo em países desenvolvidos. Entre os fatores estão menarca precoce, gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal pós-menopausa e obesidade.

A incidência crescente de casos em mulheres na faixa dos 30 anos reforça a necessidade de exames preventivos mais precoces, especialmente para aquelas com histórico familiar da doença. Hábitos de vida como sedentarismo, tabagismo e obesidade também contribuem para o risco. O diagnóstico precoce é crucial e, segundo a Sociedade Brasileira de Patologia, as chances de cura em estágio inicial chegam a 95%.

A campanha Outubro Rosa destaca a importância de diagnóstico precoce. O autoexame é considerado pouco eficaz atualmente, uma vez que pode trazer uma falsa sensação de segurança e desencorajar exames médicos mais eficazes, como a mamografia e o ultrassom.

O câncer de mama continua a ser um desafio significativo para a saúde pública no Brasil, com um aumento projetado nos próximos anos. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para combater a doença de forma eficaz.

Mais Notícias
Economia

Governo zera tarifa de importação de arroz para garantir abastecimento

25 maio, 2024

Capital

Moradora de condomínio é notificada pelo choro de filha em Campo Grande

24 maio, 2024

Esportes

Costa Rica encara Patrocinense em busca da segunda vitória na Série D

24 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções