Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação MS tem aumento de mais de 200% em casos de dengue em apenas uma semana - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

MS tem aumento de mais de 200% em casos de dengue em apenas uma semana

Chapadão do Sul é o município com maior incidência de casos, seguido por Campo Grande, que registrou 4 casos positivos até o momento

Por Viviane Freitas | 25 janeiro, 2024 - 8:07

Com o aumento das temperaturas e chuvas intensas desde o final do ano passado, especialistas têm alertado para o risco de aumento nos casos de dengue neste ano. Em Mato Grosso do Sul, o número de casos confirmados está crescendo rapidamente, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (24) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com um aumento de 239% em uma semana, passando de 43 para 146 casos.

Chapadão do Sul é o município com maior incidência de casos, seguido por Campo Grande, que registrou 4 casos positivos até o momento. Felizmente, não houve registro de mortes no estado até o momento, porém, o Ministério da Saúde alertou para a possibilidade de uma epidemia na região Centro-Oeste. Regiões como Sudeste, especialmente em Minas Gerais e Espírito Santo, e Sul, com destaque para o Paraná, também correm risco de enfrentar uma epidemia.

A nível nacional, as estimativas do Ministério da Saúde apontam para até 5 milhões de casos de dengue este ano. Além do clima favorável, o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 também é preocupante. Embora apenas os sorotipos 1 e 2 tenham sido notificados no estado até o momento, a circulação do sorotipo 3 é motivo de apreensão, visto que a última epidemia por esse sorotipo ocorreu em 2007.

Nos primeiros 15 dias do ano, o Brasil registrou quase 56 mil casos, com uma incidência de 27,5 diagnósticos a cada 100 mil habitantes, representando um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. O Brasil lidera os casos de dengue no mundo, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), com 2,9 milhões dos 5 milhões de casos registrados em 2023. O número de mortes também pode atingir um novo recorde este ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em Mato Grosso do Sul, a cidade de Dourados está realizando uma ação inédita de vacinação em massa, em parceria com a farmacêutica Takeda, com mais de 12 mil pessoas já imunizadas de um total previsto de 150 mil. A vacinação em nível nacional também está em andamento, com uma primeira remessa de 750 mil doses chegando ao país em 20 de janeiro, parte de um total de 1,32 milhão de doses. Ao longo de 2024, serão fornecidas mais doses, totalizando 5,2 milhões.

Neste primeiro ano, as vacinas serão direcionadas a municípios com mais de 100 mil habitantes e altas taxas de transmissão nos últimos 10 anos, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo com maior número de hospitalizações por dengue, e aguardando autorização da Anvisa para outros grupos. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Mais Notícias
Capital

Supermercados da Capital limitam compra de arroz após tragédia no RS

10 maio, 2024

Clima

MS se prepara para temperaturas ‘escaldantes’ no fim de semana

10 maio, 2024

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul tem 29 cidades em risco de desastres naturais, aponta Governo Federal

9 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções