Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pioneira no país, Dourados já imunizou mais de 2 mil pessoas contra a dengue - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Pioneira no país, Dourados já imunizou mais de 2 mil pessoas contra a dengue

A expectativa é que 150 mil moradores recebam a vacina esse ano; duas doses são oferecidas, com três meses entre cada uma

Por Viviane Freitas | 8 janeiro, 2024 - 11:08

Mais de 2,4 mil pessoas já receberam a vacina contra a dengue em Dourados, cidade localizada a 226 quilômetros de Campo Grande e pioneira no país na imunização contra a doença. A aplicação das primeiras doses da Qdenga teve início na quarta-feira (3), e a expectativa é vacinar 150 mil moradores ao longo deste ano.

De acordo com a Prefeitura de Dourados, entre quarta-feira e sábado (6 de janeiro), foram aplicadas 2.453 doses. A vacinação está disponível para moradores do município com idades entre 4 e 59 anos.

A vacina, distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre cada uma. Para a fase inicial da vacinação, a cidade recebeu 90 mil doses da Qdenga, distribuídas entre os 35 postos de saúde. No entanto, para imunizar os 150 mil moradores, Dourados espera receber um total de 300 mil doses nos próximos meses. A primeira etapa da imunização está prevista para ser concluída no final de março.

Para receber a primeira dose, os moradores devem comparecer a um posto de saúde da cidade, apresentando documento de identificação e comprovante de residência em Dourados.

A segurança da vacina Qdenga foi comprovada em fevereiro deste ano pela Comissão Técnica Nacional em Biossegurança. Ela é baseada no vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue e oferece proteção contra todos os quatro sorotipos da doença.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções