Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Denúncias apontam condições insalubres em ala clínica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

VÍDEO: Denúncias apontam condições insalubres em ala clínica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Uma acompanhante de paciente denunciou estado precário de limpeza e infraestrutura, enquanto o hospital alega estar em fase de reformas

Por João Paulo Ferreira | 31 outubro, 2023 - 14:56

Uma acompanhante de um paciente internado na ala clínica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), denunciou as condições insalubres do local. Em vídeos enviados ao portal O Sul-mato-grossense, são mostradas áreas com sujeira acumulada, paredes descascadas e lixo no entorno do hospital. A mulher, que preferiu não se identificar, também relatou ter visto baratas, moscas e formigas na ala, embora esses detalhes não tenham sido capturados em vídeo.

A denunciante afirma que a situação é especialmente preocupante dada a vulnerabilidade dos pacientes internados. Segundo ela, muitos deles e seus acompanhantes reclamam das condições, mas temem fazer uma denúncia formal. Ela ainda relata que chegou a ter uma reação alérgica durante sua estadia, embora não possa confirmar se a reação foi causada pela situação do hospital.

Em resposta às denúncias, o Humap-UFMS informou que o local está em processo de reforma e que já enfrentou o abandono de empresas contratadas para realizar essas melhorias. O hospital ressalta que optou por manter a ala aberta para não desassistir a população e que um novo processo licitatório está em andamento para reformas futuras.

O hospital também defendeu sua política de limpeza, afirmando que há um processo de dedetização mensal. Além disso, argumentou que uma das filmagens fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois expõe profissionais terceirizados, solicitando a remoção do material.

O caso levanta questões sobre a eficácia dos processos licitatórios e a qualidade dos serviços de saúde públicos, especialmente em instituições antigas em necessidade de reformas. É uma situação que coloca em evidência o equilíbrio delicado entre oferecer atendimento à população e manter padrões sanitários e estruturais adequados.

Após o contato do O Sul-mato-grossense, toda a limpeza e manutenção do local começou a ser realizada.

 

CONFIRA O VÍDEO:

Mais Notícias
Dourados

Dourados recebe cinco novos ônibus modelo Euro 6 para o transporte público

27 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos é assassinado por atirador em Fox prata no Tiradentes

27 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções