Por João Paulo Ferreira | 3 outubro, 2023 - 14:24
Um projeto apoiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) está desenvolvendo uma caixa incineradora de baixo custo, com o objetivo de prevenir incêndios florestais no Pantanal. Liderada pela geógrafa e docente Ana Carolina Faccin, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a iniciativa visa dar aos moradores de zonas rurais uma alternativa mais segura para a queima de resíduos.
Segundo Faccin, a queima de lixo em quintais e buracos rasos é uma prática comum nas áreas rurais e ribeirinhas do Pantanal, e representa um risco significativo de incêndio florestal. O projeto “A Caixa Corta-Fogo: Uma estratégia para a diminuição dos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul” propõe uma solução inovadora: um módulo de metal resistente, conhecido como “Caixa Corta-fogo”, projetado para controlar as chamas durante o processo de incineração.
Com um aporte financeiro de R$ 80.450 da Fundect, o projeto está em sua fase inicial, concentrando-se em estudos de campo e desenvolvimento de um protótipo. O financiamento também cobre bolsas de estudo para alunos de graduação envolvidos na pesquisa. Ana Carolina Faccin enfatiza que o projeto não seria viável sem o suporte da fundação.
O projeto também envolve a comunidade local na pesquisa, que além da criação da caixa incineradora, objetiva mapear áreas do Pantanal propensas a incêndios. A pesquisa conta com a colaboração de professores e especialistas de diversas instituições, incluindo UFMS, UNICAMP, Ibama PrevFogo, Fundação de Meio Ambiente de Ladário, Unesp e AINTSO Labs.
Nalvo Franco de Almeida Jr, diretor científico da Fundect, destaca que o projeto tem um impacto social direto nas comunidades do Pantanal, que dependem do bioma para subsistência, pesca, turismo e agricultura. Ele enfatiza a importância de iniciativas que visem à preservação do ambiente e ao bem-estar das comunidades locais.
O projeto ainda tem um prazo de dois anos para execução e busca licenciamento junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para iniciar os testes.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções