Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal é inaugurado no Bioparque - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal é inaugurado no Bioparque

Novo espaço promete enriquecer turismo e educação ambiental no Brasil

Por João Paulo Ferreira | 22 dezembro, 2023 - 16:16

Um novo capítulo na educação ambiental e no turismo de Mato Grosso do Sul foi inaugurado nesta quinta-feira (21) com o MiBio (Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal), localizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Este museu representa um avanço significativo na valorização da biodiversidade e da vida no planeta, prometendo ser um referencial nas áreas de educação, museologia e atração turística no Brasil.

O projeto do MiBio, uma colaboração entre a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foi concebido em 2014. O museu abrange 450 m² de área construída, com 312 m² de projeção mapeada, e está equipado com tecnologia de ponta, incluindo 46 projetores, 56 computadores, 43 televisores e 500 pontos de interação. Seu objetivo é apresentar a temática da biodiversidade desde a sua formação na Terra.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Eduardo Riedel expressou seu orgulho pelo estado de Mato Grosso do Sul e destacou o museu como um “show de tecnologia e aprendizado”. O museu oferece um ambiente rico em conhecimento sobre os processos ecológicos do Pantanal, a maior planície inundável do mundo, com 16 estações interativas, cada uma abordando um tema específico em painéis digitais disponíveis também em inglês e espanhol.

Além disso, o museu homenageia Nivaldo Vitorino, um museógrafo, pesquisador, urbanista, arquiteto e ambientalista, que faleceu em 2018. Vitorino é lembrado pelo seu trabalho apaixonado e contribuições significativas ao estado, com uma placa comemorativa instalada na entrada do MiBio.

O conteúdo científico do museu é enriquecido pelo trabalho de pesquisadores do Mato Grosso do Sul, parte do grupo Biota MS, um programa estadual de ciência, tecnologia e inovação. As imagens exibidas nas telas interativas são, em grande parte, capturas do cineasta sul-mato-grossense Mauricio Copetti, destacando a colaboração local no projeto.

Mais Notícias
Clima

CLIMA SECO E CALOR INTENSO: INMET emite alerta de perigo para altas temperaturas no MS

28 abril, 2024

Dourados

Dourados recebe cinco novos ônibus modelo Euro 6 para o transporte público

27 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções