Por Viviane Freitas | 3 janeiro, 2024 - 9:11
Antes de aproveitar as sobras das festas, é fundamental seguir algumas orientações para garantir a segurança alimentar. A nutricionista Jackeline Stacy destaca que cada alimento possui um tempo ideal para consumo. A salada de folhas verdes e legumes, por exemplo, pode ser consumida em até dois dias, desde que os ingredientes estejam refrigerados e não muito úmidos.
Quando se trata de carnes congeladas, a nutricionista aponta que podem ser consumidas até 50 dias após o preparo. É recomendável servir apenas a quantidade necessária, evitando contato excessivo com talheres e ingredientes para uma melhor conservação.
Alimentos à base de maionese e cremes, que contenham ovos crus, representam um risco maior de contaminação. A nutricionista aconselha o consumo em até seis horas se mantidos fora da geladeira e, no máximo, um dia quando refrigerados.
Jackeline destaca a possibilidade de transformar as sobras em receitas criativas. Arroz pode virar bolinho, torta ou arroz cremoso. Carnes restantes podem ser transformadas em pratos como arroz carreteiro, escondidinho ou bolinhos. Frutas podem compor saladas, smoothies, pavês e sucos. Pães e panetones são excelentes opções para pudim, rabanada, torradas, bolo na travessa, entre outras receitas.
Dicas de Receitas da Nutricionista:
Modo de Preparo: Bata os ingredientes da massa no liquidificador, adicione o fermento e bata novamente. Pique os ingredientes do recheio e adicione à massa. Misture manualmente e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar (aproximadamente 1 hora).
Modo de Preparo: Despeje o açúcar na forma de pudim e leve ao fogo para derreter até formar um caramelo dourado. Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma caramelada. Cozinhe em banho-maria por 25 minutos. Desenforme depois de frio.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções