Culinária MS
‘Vaca atolada’ é opção para aquecer em dias de frio e chuva; confira a receita
Conforme o Inmet, há uma mudança no clima acompanhada de chuva e vento forte para Mato Grosso do Sul nos próximos dias
Por Viviane Freitas | 17 março, 2022 - 17:27
Vaca Atolada é um picadinho de carne com mandioca de parar o trânsito! Típico da comida caipira, mais especificamente do estado de Mato Grosso do Sul, o prato tem como principais ingredientes a costela bovina e mandioca. Assim como o arroz carreteiro, a origem deste prato tem início nas comitivas, onde os peões levavam carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar.
Conforme o Inmet, há uma mudança no clima acompanhada de chuva e vento forte para Mato Grosso do Sul nos próximos dias. Diante, disso, esse prato que é feito na panela pressão e servido com arroz branco é uma delicia e cai super bem nesses dias. Para deixar tudo ainda mais prático a gente ainda pode comprar a mandioca já descascada e a carne já em cubinhos.
Confira a receita:
INGREDIENTES:
- 500g de carne de costela sem osso e em cubos pequenos ou 1 kilo de costela com osso
- 300g de mandioca
- 3 tomate italiano sem pele e sem semente picado
- 1 cebola picada em cubos regulares
- 2 dentes de alho descascado e amassado
- ½ xícara de chá de salsão picado
- 1 folha de louro
- 1 cenoura cortada em cubos bem pequenos
- ½ pimenta dedo de moça sem as sementes e bem picadinha
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 xícara de chá de cebolinha fresca picada
COMO FAZER VACA ATOLADA:
- Em primeiro lugar retire a pele da mandioca corte-a em pedaços menores e reserve. Ou faça como eu e compre a mandioca já descascada.
- Em seguida separe a costela, eu costumo comprar um pacote de 500g já em cubos e sem osso da Swift e não é merchan não, é dica mesmo. Porque eu acho uma mão na roda para o dia a dia. Mas você pode usar a costela com osso e isso só vai aumentar o sabor da vaca atolada. Para isso aumente a quantidade de 500g para 1kilo para compensar o peso do osso.
- Depois corte a cebola em cubos pequenos, descasque o alho e reserve. Em seguida, com ajuda de um descascador de legumes retire a casca da cenoura e corte-a em fatias finas. Agora corte essas fatias em tiras e as tiras em cubinhos pequenos. Também corte em cubos pequenos o salsão, a cebolinha e reserve.
- Eu gosto de retirar a pele e as sementes do tomate, mas é opcional, então corte em cubos 3 tomates italianos.
- Agora com todos os ingredientes à mão é hora de cozinhar.
- Então direto na panela de pressão e em fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite. Quando aquecer, frite as costelas, em etapas, até dourarem por todos os lados. Não coloque tudo de uma vez e não amontoe as costelas no fundo da panela, para que não criem água, senão ela cozinha ao invés de dourar.
- Conforme for fritando, retire-as da panela e transfira para um prato.
- Na mesma panela, regue um fio de azeite e coloque o alho descascado e amassado. Doure por 1minuto apenas e em seguida junte a cebola picada com a cenoura picada, o salsão picado e deixe refogar juntos por 3 minutos.
- Em seguida adicione a carne reservada e os tomates picados. Raspe bem o fundo da panela, esse fundinho escuro é que dá o sabor ao prato e refogue tudo junto mais um pouco, por mais 3 minutos.
- Enquanto refoga aproveite para temperar com uma folha de louro, ½ pimenta dedo de moça picada (sem as sementes), sal e pimenta do reino a gosto.
- Agora cubra o refogado com água fervente, tampe e depois que começar a apitar deixe cozinhar por 30 a 35 minutos em fogo baixo.
- Então desligue e só quando toda a pressão sair, abra a panela. Acrescente mais ½ xícara de chá de água, junte a mandioca, tampe a panela novamente e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
- Após esse tempo, desligue a panela espere o vapor sair novamente.
- Com o fogo já desligado, finalize com 1 colher de sopa de vinagre e cebolinha fresca picada.