Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto Miolo incentiva leitura de autores sul-mato-grossenses em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Projeto Miolo incentiva leitura de autores sul-mato-grossenses em Campo Grande

Iniciativa une escritores nacionais e leitores para oficinas e leituras de obras regionais

Por João Paulo Ferreira | 4 abril, 2024 - 15:17

Foto: Divulgação

Campo Grande recebe, a partir de abril, uma série de eventos literários promovidos pelo projeto “Miolo: Circuito de Leituras Integrais”, que busca fomentar o hábito da leitura e valorizar a literatura produzida em Mato Grosso do Sul. Com a primeira edição marcada para o dia 19 de abril, o projeto propõe encontros mensais onde obras de escritores regionais serão lidas integralmente e discutidas com o auxílio de autores de destaque no cenário nacional.

A estreia contará com a obra “Azul Dentro do Banheiro”, de Marlene Mourão, sob a mediação do carioca Caio Zero, reconhecido por seus trabalhos finalistas do prêmio HQ Mix. O encontro visa promover uma experiência coletiva de apreciação literária no Bar Copo, localizado na rua 14 de julho. A participação é aberta ao público, sendo solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.

Além das leituras, o projeto inclui a realização de oficinas literárias na Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande, com o objetivo de aproximar a comunidade da literatura através de atividades práticas e discussões sobre o processo criativo. A primeira oficina, agendada para 20 de abril, focará na linguagem dos quadrinhos.

Nos meses seguintes, mais livros e autores serão explorados, entre eles “Caixa D’Água”, de Febraro de Oliveira, e “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, com mediações de Luiza Romão e Monique Malcher, respectivamente, ambas vencedoras do Prêmio Jabuti.

O projeto, idealizado por Bianca Resende, Felipe Mafra e Febraro de Oliveira, da Hámor Livraria, já atraiu 150 leitores em suas edições anteriores e busca agora expandir seu alcance com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Um destaque é a inclusão social e cultural promovida pelas oficinas na CUFA, visando fortalecer as comunidades periféricas através do acesso à cultura.

Todas as atividades serão acessíveis, com intérpretes de libras e adaptações para pessoas com deficiência auditiva e visual, reafirmando o compromisso do projeto com a inclusão.

Interessados em participar das oficinas devem se inscrever através do Instagram da Hámor Livraria, onde também podem ser encontradas mais informações sobre o projeto.

Mais Notícias
Polícia

Polícia prende um dos envolvidos na morte de adolescentes durante tiroteio na Capital

5 maio, 2024

Mundo

Aberto canais de doação para o RS; Veja como doar para as vítimas

5 maio, 2024

Esportes

Costa Rica enfrenta desafio em casa contra Inter de Limeira pela Série D

5 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções