Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Impressionante! Tatu-canastra constrói 'casa' em poucos minutos em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Impressionante! Tatu-canastra constrói ‘casa’ em poucos minutos em MS

O vídeo foi captado pelas câmeras de monitoramento colocadas para acompanhar a espécie na região da Nhecolândia, em Corumbá

Por Viviane Freitas | 27 fevereiro, 2024 - 9:33

Imagens mostram rapidez de tatu-canastra ao cavar toca (Vídeo ICAS)

O tatu-canastra, maior espécie de tatu do mundo, pode alcançar até 50 quilos e um metro e meio de comprimento quando adulto. Para acomodar esse tamanho impressionante, esses animais constroem tocas igualmente gigantes, que podem ser construídas em questão de minutos.

Um vídeo divulgado pelo Projeto Tatu-Canastra do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) mostra a habilidade desses engenheiros da natureza em ação. Nas imagens, o tatu-canastra usa suas patas dianteiras para remover blocos de areia e suas patas traseiras para empurrá-los, criando uma toca profunda. Esse processo é descrito como semelhante ao uso de uma pá.

As tocas podem atingir até 4 metros de comprimento, auxiliadas pelas unhas impressionantemente grandes do animal, que chegam a medir 14 centímetros, localizadas em seu terceiro dedo.

Quando o tatu-canastra deixa sua morada para se deslocar para outro lugar, a toca se torna abrigo para mais de 80 espécies diferentes de animais.

O vídeo foi capturado por câmeras de monitoramento instaladas para acompanhar a espécie na região da Nhecolândia, em Corumbá.

Mais Notícias
Polícia

Que erva é essa? PRF apreende 206 kg de maconha escondida em caixas de tereré em Três Lagoas

26 abril, 2024

Capital

Prefeitura da Capital oferece curso de Higiene e Manipulação de Alimentos em Rochedinho

26 abril, 2024

Mercado Agropecuário

Agraer distribui 60 mil mudas de erva-mate para fortalecer a agricultura familiar no MS

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções