Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Após polêmica, livro 'O Avesso da Pele' será devolvido às escolas públicas em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Após polêmica, livro ‘O Avesso da Pele’ será devolvido às escolas públicas em MS

"O Avesso da Pele" foi recolhido após pressão de deputados estaduais, mas passou por análise e foi aprovada

Por Viviane Freitas | 24 abril, 2024 - 8:23

Foto: Divulgação

Depois de gerar controvérsia, a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul decidiu reintegrar o livro “O Avesso da Pele” ao acervo das escolas públicas. O recolhimento da obra ocorreu após protestos sobre o vocabulário considerado inadequado para os alunos. Segundo a SED, uma análise técnica foi realizada, e a decisão de devolver o livro às bibliotecas das unidades escolares foi tomada, acompanhada de orientações pedagógicas sobre seu uso.

Das 349 unidades escolares da rede estadual, 75 já haviam recebido o livro. No entanto, não foi informado se as demais escolas também o receberão agora que a obra foi liberada. Além disso, a secretaria não detalhou as orientações que serão repassadas aos professores para o uso do material com os estudantes.

A controvérsia levantada pela obra não parece ter chegado ao fim. Na sessão desta terça-feira, deputados estaduais expressaram preocupações sobre o teor do livro e cobraram medidas do governo estadual. O deputado Zé Teixeira (PSDB) afirmou que não daria o livro para sua neta, enquanto a deputada Gleice Jane (PT) defendeu o papel da família na educação, ressaltando o papel da escola no aprendizado.

O livro “O Avesso da Pele”, do escritor e professor Jeferson Tenório, foi alvo de críticas por seu conteúdo considerado “nojento” e inadequado para menores de 18 anos pelo deputado Rinaldo Modesto. A obra, ganhadora do Prêmio Jabuti, aborda temas como identidade, racismo e violência, e faz parte da lista de leituras obrigatórias em vestibulares importantes do país, como o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Apesar de ser parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o livro foi retirado das bibliotecas da rede estadual após determinação do governador Eduardo Riedel. A censura à obra também ocorreu em outros estados, como Rio Grande do Sul, Goiás e Paraná.

Mais Notícias
Polícia

Polícia prende um dos envolvidos na morte de adolescentes durante tiroteio na Capital

5 maio, 2024

Mundo

Aberto canais de doação para o RS; Veja como doar para as vítimas

5 maio, 2024

Esportes

Costa Rica enfrenta desafio em casa contra Inter de Limeira pela Série D

5 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções