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Educação em MS: 95% dos jovens no ensino fundamental, mas proporção cai pelo segundo ano

Pesquisa revela avanços e desafios na educação de Mato Grosso do Sul com detalhes sobre analfabetismo, escolarização e nível superior

Por João Paulo Ferreira | 26 março, 2024 - 11:07

Foto: Bruno Rezende

A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) sobre Educação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 22 de março de 2023, trouxe dados alarmantes e esperançosos sobre o estado da educação em Mato Grosso do Sul (MS). Entre os destaques, a pesquisa aponta uma retração na taxa de escolarização de jovens de 6 a 14 anos no ensino fundamental, marcando o segundo ano consecutivo de queda, apesar de uma alta taxa de 95% de escolarização nessa faixa etária.

A pesquisa indicou que, em MS, a proporção de jovens no ensino fundamental caiu, alcançando o menor nível da série histórica com uma retração de 0,5 pontos percentuais em relação a 2022. Esse fenômeno ocorre mesmo com o estado mantendo uma alta taxa de escolarização geral para essa faixa etária, de 99,8%, indicando quase universalização do acesso ao ensino.

O levantamento revelou uma ligeira queda na taxa de analfabetismo em MS, passando de 4,0% em 2022 para 3,9% em 2023. Este avanço é importante, mas o estudo também aponta que o analfabetismo segue sendo mais prevalente entre a população idosa e as pessoas de cor preta ou parda, refletindo desigualdades persistentes no acesso à educação.

No que se refere à educação infantil, MS registrou uma taxa de escolarização de 58,3% entre crianças de 0 a 5 anos. Especificamente para o segmento de 0 a 3 anos, o estado alcançou 40,0% de escolarização, ainda aquém da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

A PNAD Contínua apresenta um panorama mais positivo no ensino superior, onde MS registrou um aumento significativo no número de pessoas com formação superior completa, crescendo 33,6% em relação a 2019. Este avanço posicionou o estado na quarta colocação nacional, atrás apenas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

O relatório também destacou disparidades educacionais significativas em relação a gênero e raça. As mulheres em MS têm maior probabilidade de completar o ensino superior em comparação aos homens, e a população branca apresenta níveis mais elevados de instrução em comparação às pessoas pretas ou pardas. Essas diferenças se estendem à média de anos de estudo, com pessoas brancas e mulheres registrando médias superiores aos seus pares.

A pesquisa PNAD Contínua Educação 2022 ilustra os avanços e os desafios persistentes na educação de Mato Grosso do Sul. Apesar dos progressos significativos em várias frentes, as autoridades estaduais e federais enfrentam o desafio de superar as disparidades existentes e garantir a universalização do acesso à educação de qualidade para todas as faixas etárias e grupos sociais. Os dados servem como um chamado à ação para políticas públicas mais inclusivas e eficazes que possam endereçar essas questões críticas e promover um futuro mais igualitário para todos os cidadãos de MS.

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