Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação MS decreta situação de emergência em Aquidauana após fortes chuvas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

MS decreta situação de emergência em Aquidauana após fortes chuvas

Em 30 de dezembro do ano passado o prefeito, Odilon Ribeiro (PSDB), já havia decretado emergência, mas, como o cenário requer força maior

Por Viviane Freitas | 12 janeiro, 2024 - 10:46

O governador em exercício, José Carlos Barbosa (PP), assinou decreto estadual que coloca Aquidauana em situação de emergência. A cidade, que fica 136 quilômetros distante de Campo Grande, teve áreas urbanas e rurais afetadas por fortes chuvas no fim do ano passado.

Fato que a enquadra na Portaria nº 260, de 2 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que prevê situação de emergência.

Equipe da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) esteve nos locais afetados e emitiu parecer técnico opinando pela homologação da situação de emergência no Município.

Em 30 de dezembro do ano passado o prefeito, Odilon Ribeiro (PSDB), já havia decretado emergência, mas, como o cenário requer força maior, o Estado precisou também intervir.

Conforme publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) desta sexta-feira (12), a situação emergencial tem prazo de 180 dias. Desta forma a equipe do CEPDEC fica autorizada a realizar ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

O decreto autoriza, ainda, a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade.

“Com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”, tudo sob a coordenação CEPDEC. Sendo assim, as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, em caso de risco iminente, ficam autorizados a:

  • Adentrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação;
  • Usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Mais Notícias
Cultura

Artesanato de Mato Grosso do Sul ganha destaque em evento nacional em Brasília

2 maio, 2024

Polícia

Filha suspeita de vizinho no assassinato da mãe no Lageado

2 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 100 kg de maconha em Rio Brilhante

2 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções