Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Após desgaste profissional, médico cria negócio gastronômico inovador com massas italianas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
OSM Entrevista

Após desgaste profissional, médico cria negócio gastronômico inovador com massas italianas

Há nove meses, Paulo Henrique Tognini abriu um restaurante que serve ravioli, rondelli, fettuccine e molhos artesanais em Campo Grande

Por Viviane Freitas | 14 julho, 2023 - 9:53

Foto: Redes Sociais

Em meio aos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde durante a pandemia global, histórias inspiradoras surgem em diferentes partes do mundo. Em Campo Grande, o médico ginecologista  há 38 anos, Paulo Henrique Tognini, 65, resolveu dar um novo rumo à sua vida profissional e buscar conforto em sua paixão antiga pela culinária. Tognini é conhecido por seu trabalho incansável no combate à Covid-19 e, há nove meses, abriu um restaurante com o objetivo de recuperar o prazer de cozinhar e proporcionar momentos de alegria e sabor aos seus clientes.

Ao longo dos últimos dois anos, a pandemia impôs um desgaste físico e emocional sem precedentes aos profissionais de saúde. Médicos e enfermeiros enfrentaram jornadas exaustivas, lidando com altos níveis de estresse e incerteza.. Tognini não foi exceção. Sua dedicação incansável em salvar vidas e combater a propagação do vírus levou-o a experimentar o esgotamento profissional, uma condição que afeta muitos no setor de saúde.

Apesar das dificuldades enfrentadas no hospital e após muitas perdas para a doença, ele encontrou refúgio na cozinha. Desde jovem, ele nutria uma paixão pela culinária italiana, inspirado por sua mãe, tia, avó e bisavó, que o ensinaram a valorizar os sabores tradicionais e o prazer de cozinhar para os outros. Durante a pandemia, a culinária tornou-se sua forma de relaxamento e uma maneira de manter seu espírito elevado. Ele descobriu que, mesmo diante das circunstâncias mais desafiadoras, a arte de criar pratos saborosos era uma fonte inesgotável de alegria e satisfação.

Divulgação: Redes Sociais

Ao lado da sócia e chef de cozinha Andréa Araújo, o ginecologista criou o restaurante, Boa Mesa Cozinha Artesanal e há nove meses oferece aos campo-grandenses uma nova maneira saudável de se alimentar com receitas diretamente da Itália, como rondelli de ricota com azeitonas verdes ao molho branco, ravioli com recheio de carne, nhoque de batatas, capeletti de frango, rondelli de presunto e queijo, lasanha à bolonhesa, fettuccine de espinafre e capeletti de frango. “Pensamos no nome Boa Mesa , pois o mesmo remete todas as pessoas a um bom papo, bom relacionamentos, comemorações, festejos e tantas coisas boas ao sentarem em uma boa e farta mesa com amigos, familiares esposas, namoradas para as celebrações mais significativas de nossas vidas”, conta Paulo. Durante a reportagem ele abre qual prato tem maior relacionamento afetivo: “O raviolli da nona, sua bisavó”, conta ao OSM.

Foto: Redes Sociais

No cenário atual, onde fast-foods e alimentos processados dominam a indústria alimentícia, encontrar opções saudáveis tornou-se uma busca constante para muitas pessoas. Para Tognini, isso é uma tendência de comportamento que vai na contramão do seu restaurante. “A tendência natural das pessoas é fazer uma refeição mais rápida, muito manipulada, e não é o que fazemos. Nós trabalhamos totalmente livres de conservantes, temos uma fabricação própria e artesanal, onde preservamos o sabor e a cultura da minha infância”, diz. E enfatiza: ” Eu tenho uma ênfase toda especial nessa qualidade de ser super bem produzido, então é um produto bem acabado, fácil de manipular e preparar . Nossa proposta é oferecer uma refeição de boa qualidade, saudável e prazerosa”.

Aos 65 anos, ele comenta a alegria de ter descoberto na cozinha um outro caminho profissional, mas ainda atua na área da medicina. “Não houve ainda um desligamento total da atividade médica, mas estou muito feliz por ter tido essa iniciativa, e na minha idade, nos reinventarmos é algo especial”, comenta.

Tognigi encontrou na cozinha italiana um novo hobby que trouxe alegria e equilíbrio para sua vida após enfrentar o desgaste do trabalho na luta contra a Covid-19. Sua jornada inspiradora é um lembrete de que, mesmo diante das adversidades, sempre há espaço para cultivar paixões e encontrar momentos de prazer e renovação. Ele deixa seu recado: “Empreender no Brasil, não é fácil, porém a calma é a persistência foram importantes para enfrentar todas as situações”, finaliza.

O Boa Mesa Comida Saudável funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 14h. O telefone para contato é (67) 9 9882-2226.

Mais Notícias
Política

É oficial! Rose Modesto deixa a Sudeco para concorrer à prefeitura de Campo Grande

15 maio, 2024

Polícia

Ladrão é preso depois de furtar peça de picanha de quase R$ 200 em MS

15 maio, 2024

Clima

Em manhã gelada, sensação térmica chega a ser de 11ºC em MS

15 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções