Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Câmara dos Vereadores de Campo Grande aprova moção de repúdio a especial de Natal que satiriza Jesus - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Câmara dos Vereadores de Campo Grande aprova moção de repúdio a especial de Natal que satiriza Jesus

Obra do grupo de comédia Porta dos Fundos está sendo tema de debate pelo país todo

Por João Paulo Ferreira | 17 dezembro, 2019 - 16:16

Foto: Câmara Municipal de Campo Grande

Por maioria de votos, a Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou uma moção de repúdio contra o Especial de Natal Porta dos Fundos – Primeira Tentação de Cristo, exibido pela plataforma de streaming Netflix. O assunto polemizou a sessão ordinária desta terça-feira (17) e deixou muitos prós e contras. A moção foi aprovada por 15 votos favoráveis e quatro contrários.

Aprovaram a moção os vereadores André Salineiro, autor da proposta, Antonio Cruz (PSDB), Valdir Gomes (PP), Junior Longo (PSB), Veterinário Francisco (PSB), Wison Sami (MDB), Carlão (PSB), Ademir Santana (PDT), Dharleng Campos (PP), Gilmar da Cruz (Republicanos), Pastor Jeremias (Avante), William Maksoud (PMN), Cida Amaral (Pros), Eduardo Cury, Vinicius Siqueira (DEM) e Ayrton Araújo (PT).

Votaram contra os vereadores Dr. Lívio (PSDB), Enfermeiro Fritz (PSD), Otávio Trad (PTB) e Eduardo Romero (Rede).

“Trouxe como objeto Jesus bêbado e homossexual. Fez mentiras e blasfêmias. Isso é fazer piada debochando de outras pessoas  e religiões. E não é a primeira vez que o Fábio Porchat e o Gregório Duvivier protagonizam esse atos. Em 2018 já tinham feito especial com Jesus bêbado” disse na tribuna o vereador André Salineiro, autor da proposta.

Eduardo Romero (Rede) disse concordar com o debate em relação a falta de respeito, mas que discordava de qualquer tentativa de censura. “A Netflix oferece um serviço para quem deseja, assina e quer assistir. O que eu tenho medo é que em nome da fé a gente possa ter uma ditadura religiosa. É justo trazer o assunto, mas a liberdade de expressão deve ser preservada, inclusive nas casas de Lei, e não atacada. Eu me assusto com o pensamento fundamentalista que tem se criado no Brasil”, defendeu.

No Brasil inteiro o conteúdo está sendo criticado pela liderança evangélica. Bispos e pastores estão orientando fiéis a cancelarem assinaturas da Netflix.

PROGRAMA

O especial intitulado “A Primeira Tentação de Cristo” cita a passagem do Evangelho de Lucas que narra o início do ministério de Jesus movido pelo Espírito Santo, quando ele se recolhe em jejum e é tentado por Satanás. Na versão do programa, o personagem decide passar esse tempo fora para “se encontrar”, como um mochileiro que viaja para o exterior com com intuito de “ter experiências”.

Lá, Jesus conhece e inicia um relacionamento com Orlando (Fábio Porchat), um jovem com aparência semelhante à de Roberto Leal que se revela a representação do mal.

Autor do roteiro, Fábio Porchat disse em rede social que o especial traz abordagem do grupo em relação a temas religiosos e ironizou críticas. “Está de boa, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso país. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, está bem?”, diz a publicação.

Mais Notícias
Saúde

Já vacinou? MS recebe 92 mil doses de vacina contra influenza

8 maio, 2024

Capital

Campo Grande “adota” quatro municípios do RS para distribuir doações

8 maio, 2024

Polícia

Ônibus cai em cima de trabalhador durante manutenção e homem morre em MS

8 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções