Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Bonito é um dos destinos mais seguros do Brasil para turistas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Turismo

Bonito é um dos destinos mais seguros do Brasil para turistas

Um ano após retomada do turismo, cidade reforça protocolos e investe na vacinação para dar mais segurança aos visitantes.

Por Viviane Freitas | 30 agosto, 2021 - 8:34

Bonito, no Mato Grosso do Sul, eleita diversas vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil e uma das principais cidades turísticas do País, segue reforçando os cuidados para receber os visitantes com segurança.

A cidade ultrapassou nesta semana 94% da população vacinável imunizada com a primeira dose e 47,2% com a segunda dose ou dose única, e já está vacinando adolescentes a partir de 13 anos, de acordo com dados oficiais do Vacinômetro. “Bonito tem uma população que aceitou muito bem a vacinação e tem procurado se imunizar, tanto com a dose 1 quanto com a dose 2. O avanço da vacinação em todo o Estado comprovadamente tem diminuído muito a procura por atendimento nos hospitais e tem reduzido as internações drasticamente”, afirma Nivaldo Inácio Carneiro, secretário de Saúde de Bonito.

Segundo o secretário, ainda no mês de agosto o município pretende chegar até a faixa etária de 12 anos e, assim, completar o que está proposto no Plano Nacional de Imunização (PNI) e no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). “Se continuarmos com esse avanço da vacinação, com a população tomando os devidos cuidados e com o comércio e os passeios adotando as medidas de biossegurança, acredito que vamos caminhar para voltar à normalidade o quanto antes” , comenta.

Desde a reabertura, em julho de 2020, após mais de quatro meses fechada por conta da pandemia, Bonito opera seguindo rígidos protocolos de biossegurança e sem elevação considerável no número de casos. A cidade é destino ideal para quem se preocupa em viajar com segurança, pois os passeios são feitos ao ar livre e sem aglomerações. “O principal diferencial é a prática de atividades em ambientes abertos, além disso a limitação de pessoas por passeio já era praticada antes da pandemia. A higienização dos equipamentos usados já era feita com soluções apropriadas passeio a passeio, e agora os cuidados de higiene foram redobrados” , explica Kassilene Cardadeiro, diretora da H2O Ecoturismo e a gestora do projeto MS+Bonito.

Todo o cuidado empenhado pelo trade turístico concedeu a Bonito o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e entregue após o município ter implementado medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tornando-se o primeiro no País a conquistar essa certificação. A cidade recebeu também, do Ministério do Turismo, o selo de “Turismo Responsável”, chancela conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19. “Essas certificações validam o trabalho que está sendo feito com relação à pandemia. Estamos bem otimistas com relação ao segundo semestre, muita gente já está vacinada e o fato de termos um turismo de natureza em espaços abertos, com número limitado de pessoas, incentiva as pessoas a procurarem Bonito” , analisa Kassilene.

Sylvio Trujillo, gestor do Marruá Hotel e vice-presidente da Abrasel Serra da Bodoquena, acrescenta que “Bonito hoje é um dos destinos mais seguros para se viajar”. “Já éramos regidos por protocolos rígidos e tínhamos baixíssimos índices de infecção, pois o turismo de natureza por si só já é muito seguro. Com a vacinação isso se intensifica, pois ela se tornou primordial para o mundo seguir em frente, e não é diferente em Bonito. Voltamos a nos dar ao luxo de fazer prognósticos e programações e a expectativa é de um segundo semestre incrível, voltando a uma vida normal com protocolos que, eu creio, serão permanentes” , completa.

Mais Notícias
Entretenimento

Blues rock de MS promove shows beneficentes em prol do RS

15 maio, 2024

Polícia

PF desmonta esquema de seis toneladas de cocaína em megaoperação nacional

15 maio, 2024

Polícia

Criança de 9 anos busca ajuda da polícia para proteger mãe de agressão em MS

15 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções