Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Colégio Eleitoral da UFMS define calendário e regras para eleição do novo reitor - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Colégio Eleitoral da UFMS define calendário e regras para eleição do novo reitor

A expectativa é que o novo reitor seja nomeado pelo presidente da República até 25 de outubro

Por Viviane Freitas | 28 março, 2024 - 10:58

Foto: Reprodução Redes Sociais

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), presidido pelo reitor Marcelo Turine, realizou uma reunião nesta quarta-feira (27) para definir os detalhes do processo de escolha do novo reitor e vice-reitor da instituição.

Durante o encontro, foi estabelecido que as inscrições das chapas interessadas em concorrer ao cargo serão recebidas nos dias 4 e 5 de abril, das 8h às 11h e das 13h às 17h, com a entrega da documentação necessária. A divulgação das chapas inscritas está prevista para o dia 8 de abril.

Além disso, o Colégio Eleitoral revisou as normas do processo de consulta à comunidade universitária, organização da lista tríplice e formação das comissões Executiva Central e de Ética. A primeira reunião da Comissão Executiva Central está agendada para o dia 28 de março, às 8h.

Podem participar do processo de consulta para os cargos de reitor e vice-reitor os professores titulares e associados da UFMS, além de doutores. Os candidatos devem apresentar o Currículo Lattes, o Plano de Trabalho da Chapa, declaração da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e cópias dos documentos pessoais.

A consulta à comunidade universitária será realizada no dia 10 de maio, das 8h às 21h, por meio do sistema e-Votação UFMS. Para facilitar a participação dos membros da comunidade sem acesso à internet, as unidades disponibilizarão espaços de votação, como laboratórios de informática.

O processo de eleição consiste inicialmente em uma consulta à comunidade, seguida pela organização de duas listas tríplices, uma para o cargo de reitor e outra para vice-reitor. A lista para reitor será enviada ao Ministério da Educação para nomeação pela Presidência da República.

Todo o processo eleitoral segue as legislações federais e internas da UFMS, com o peso de 70% para o corpo docente, 15% para técnicos e 15% para discentes na votação da consulta à comunidade.

A expectativa é que o novo reitor seja nomeado pelo presidente da República até 25 de outubro, uma vez que o mandato do atual reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo se encerra no dia 26.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos é assassinado por atirador em Fox prata no Tiradentes

27 abril, 2024

Esportes

Costa Rica estreia na Série D do Brasileiro enfrentando o São José-SP neste domingo

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções