17°C 23°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Lula deve investir R$ 800 bilhões nas Forças Armadas

Ministro da Defesa diz que proposta prevê reforço militar ao longo de 15 anos e aumento do investimento em defesa

03/03/2026 às 21h35 Atualizada em 04/03/2026 às 08h41
Por: Marcelo Tognini
Compartilhe:
Foto: Marcelo Camargo
Foto: Marcelo Camargo

O ministro da Defesa, José Mucio, afirmou em entrevista ao Tarde BandNewsTV nesta segunda-feira (2) que levou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de investimentos nas Forças Armadas na ordem de R$ 800 bilhões ao longo de 15 anos.

Segundo Mucio, embora a maioria dos países invista cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa, o Brasil aplica atualmente aproximadamente 1,1%. Para o ministro, o orçamento da pasta tem sido tratado como “sobras” dentro das contas públicas.

“Um submarino custa 800 milhões de euros, um Gripen custa 120 milhões de dólares, de maneira que é sempre caro, é uma arma cara. Nós precisamos investir nisso […] É uma coisa compulsória que tem que acontecer ou nós nunca vamos ter uma defesa do tamanho que a sociedade brasileira precisa”, afirmou.

De acordo com o ministro, a maior parte dos recursos previstos no plano deve ser direcionada à Marinha e à Aeronáutica, seguidas pelo Exército.

“A Marinha é mais cara e a Aeronáutica também, porque um submarino custa uma fábula, um avião custa uma fábula. O Exército tem custado menos, embora desses 800 bilhões que eu lhe falei, maior é a Marinha, segunda é a Aeronáutica, terceira é o Exército”, declarou Mucio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.