Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Peixe é tradição no almoço da Sexta-Feira Santa - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Culinária MS

Peixe é tradição no almoço da Sexta-Feira Santa

Cardápio à base de peixe é a escolha de muitas famílias no feriado

Por João Paulo Ferreira | 7 abril, 2023 - 7:19

A Sexta-Feira Santa é um dos dias mais importantes do calendário cristão, marcando o último dia da Semana Santa e o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. É também um dia de muitas tradições, especialmente, a de comer peixe. Muitas famílias ainda seguem este costume, sendo comum aos restaurantes oferecerem no cardápio pratos especiais de peixe para esta época do ano.

Além de ser um prato tradicional, o pescado também é muito saudável, atesta a nutricionista Rafaela Curcino Moreira. “O peixe é rico em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, e é uma ótima opção para quem deseja manter um estilo de vida saudável”, aponta a profissional.

Em muitas culturas, incluindo o Brasil, o bacalhau é um dos peixes mais apreciados nesta época. Outros peixes populares incluem sardinha, salmão, atum, linguado, robalo e, na região centro-oeste, pintado, piraputanga, matrinchã, pacu, cachara e tambaqui.

Para um almoço típico da Sexta-Feira Santa, a nutricionista do Fort Atacadista sugere a receita de arroz de bacalhau e, para a sobremesa, casca de chocolate nobre.

Receita de Arroz de Bacalhau

1kg de lombo de bacalhau dessalgado ou 2kg de posta de bacalhau dessalgado

1 pote de azeitonas pretas tipo gordal

1 pote azeitonas verdes tipo gordal

200g de tomates cereja cortados ao meio

1 alho poró cortado finamente

6 limões Taiti

1 maço de salsinha picada

1 cebola grande picada

1 dúzia de ovos

1 vidro de azeite

1 tablete de manteiga extra com sal

1kg de arroz

200g de farinha Panko

1kg de banha de porco

Modo de fazer

Cozinhe o arroz normalmente com alho e cebola, reserve.

Cozinhe 2 ovos por 7 minutos. Reserve

Com uma laminadora, fatie os alhos e frite em azeite. Retire os chips de alho e coloque para secar em papel toalha; reserve o azeite.

Coloque o bacalhau em uma assadeira e cubra à banha. Coloque em forno baixo, sem ferver, por, aproximadamente, 25 minutos.

Retire o bacalhau, escorra e desfie grosseiramente.

Em uma frigideira, usando o azeite onde o alho foi frito, refogue cebola, alho, alho poró e os dois potes de azeitonas picadas. Coloque as lascas de bacalhau e, em seguida, o arroz já cozido. Empane 6 ovos com farinha Panko e frite em óleo quente.

Finalize com manteiga gelada e salsinha picada.

Montagem

Coloque o arroz de bacalhau em um refratário e regue com bastante azeite; decore com os ovos empanados, azeitonas, tomates e raspas de limão.

Sobremesa

Casca de chocolate nobre

Pique o chocolate nobre de sua preferência (branco, ao leite ou meio amargo). Derreta 2/3 do chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos em potência baixa, mexendo nos intervalos. Após derreter todo o chocolate, acrescente o 1/3 picado, até atingir uma temperatura média de 28 graus, ou que ao toque esteja frio. Coloque na forma do ovo. Leve à geladeira até a cristalização completa do chocolate, em média 5 a 10 minutos, somente ate o chocolate endurecer.

Recheio

Coloque na panela leite condensado, creme de leite, chocolate em pó. Leve ao fogo e deixe cozinhar em média 5 minutos após ferver, em ponto de brigadeiro mole. Depois do brigadeiro pronto, reserve e deixe esfriar. Após o recheio frio, retire o ovo da forma e recheie, lembrando de adicionar uma camada fina de chocolate em cima do recheio para fechar o ovo.

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções